fbpx
Com a chegada da época de chuvas, cuidados contra o Aedes aegypti devem ser redobrados

Com a chegada do período de chuvas, o risco de proliferação do Aedes aegypti aumenta. Por isso, a Secretaria de Saúde de Birigui reforça o alerta à população para redobrar os cuidados de prevenção, uma vez que a água acumulada e o calor são propícios para a disseminação do mosquito.

A administração municipal tem feito ações diárias de combate ao mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias fazem varredura durante as visitas casa a casa, orientam os moradores e eliminam água parada em recipientes.

Em áreas com casos positivos ou suspeitos de dengue, os agentes de combate às endemias realizam o bloqueio de criadouros para eliminar as larvas do mosquito. A nebulização ocorre quando há casos positivos, sendo o trabalho feito em um raio de 200 metros dos imóveis onde a doença foi notificada.

“Somos responsáveis pelo planejamento e pelas ações de combate ao mosquito feito pelos agentes. Cada cidadão também é responsável e precisa ficar atento, cuidando dos seus imóveis para evitar os criadouros”, disse a chefe da Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Aline Lobato.

PREVENÇÃO

Limpar as calhas, tampar e vedar bem quaisquer recipientes que podem acumular água, como garrafas, latas, plásticos, pneus e caixa d’água, por exemplo, são atitudes simples e importantes que, se realizadas regularmente, ajudam na prevenção e no controle do mosquito.

“É importante que a população nos ajude lavando também os bebedouros de animais, colocando areia grossa nos vasos e pratos de plantas, além do cuidado com os ralos internos e externos de suas casas”, completa a agente de endemias, Rosilene Montanholi.

Ela pediu a colaboração de todos para que deixem os agentes de endemias e os agentes de saúde entrar nas residências para fazerem as vistorias. Os profissionais trabalham de segunda a sábado e estão devidamente identificados com uniformes e crachás.

CASOS

Conforme balanço divulgado nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Saúde, Birigui registra 605 casos positivos de dengue e um óbito pela doença. Outros 21 casos estão em investigação. Até o momento não há casos confirmados de zika vírus, chikungunya e febre amarela no município.

A agente de endemias reforça que a prevenção contra o mosquito deve ocorrer durante todo o ano. “A eliminação dos focos do mosquito precisa ser constante, independente da época do ano. Não deixar o mosquito nascer é uma responsabilidade de todos”, afirma Rosilene.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!