fbpx
Comércio de Birigui volta a funcionar com restrições na próxima segunda (1º)

O comércio de Birigui voltará a funcionar a partir da segunda-feira (1º) com algumas restrições. O prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) divulgou a informação na manhã desta sexta-feira (29), durante live em sua página no Facebook.

O chefe do Executivo explicou que Birigui se encontra na região administrativa de Araçatuba e, de acordo com o Plano São Paulo, está na fase laranja (ou fase 2). Nessa etapa, podem funcionar com restrições: atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios e comércio.

Equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Acib (Associação Comercial de Birigui) vão auxiliar os comerciantes sobre as medidas que deverão ser adotadas.

Justiça

Salmeirão deverá publicar um decreto neste sábado (30) regulamentando a volta dessas atividades. O prefeito aguarda nesta sexta a decisão de um mandado de segurança contra o decreto do governo estadual, para verificar como ficará a situação de outros setores do município.

Segundo o prefeito, caso não haja um resultado judicial dessa ação, salões de beleza, barbearias, academias, bares, restaurantes e similares, não poderão abrir a partir da próxima segunda, pois ficam fora da etapa 2 do Plano São Paulo.

“Essa questão eu judicializei para dar segurança aos empresários. Não sou demagogo. Gosto das coisas corretas. Poderia fazer um decreto para abrir tudo e todos iriam se preparar para retomar suas atividades. Em quatro dias, viria o Ministério Público e mandaria fechar tudo. Não posso ser irresponsável”, afirmou Salmeirão.

Não concordou

Três tentativas da Prefeitura de Birigui de reabrir o comércio não deram certo, por determinação do MP.

Porém, Salmeirão disse que não concorda com a classificação de Birigui no Plano São Paulo, pois entende que não se pode medir o município da mesma forma que outros, como Araçatuba, São José do Rio Preto e São Paulo.

“Deveríamos estar na fase 3. Birigui está fazendo a lição de casa. Não temos ninguém internado com covid-19 na Santa Casa e na Unimed”, disse o prefeito. “Para mim, na verdade, todas as atividades já deveriam ter sido retomadas no dia 11 de maio”, concluiu.

Transporte público e educação

Salmeirão destacou que até o fim da tarde desta sexta tomará uma decisão em relação ao retorno do transporte público. Ele disse que o fechamento do terminal rodoviário e a proibição de circulação de ônibus, vans e similares na cidade colaborou para os baixos índices de contaminação e mortes por coronavírus.

Sobre a volta das aulas, o prefeito esclareceu que a decisão depende do governo estadual. Ele disse que existe a previsão de que as escolas voltem a funcionar no dia 20 de julho. De acordo com Salmeirão, todas as unidades estão preparadas para receber os alunos novamente.

Por fim, o chefe do Executivo pediu responsabilidade na volta do comércio. “Utilize o comércio apenas se precisar. Peço também que vá ao comércio somente uma pessoa por família”, assinalou Salmeirão.

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!