Convênio para ampliação do emissário de água e esgoto do Thereza Maria Barbieri é assinado
O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), assinou um convênio envolvendo a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo na quarta-feira (18).
Via Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o governo municipal conquistou junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) recursos financeiros de R$ 583 mil para execução de trecho de emissário de água e esgoto no bairro Thereza Maria Barbieri.
Com a verba, será possível realizar obra de ampliação de 650 metros do emissário, fazendo uma duplicação na rede, responsável pelo envio de água e esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Segundo o chefe de seção de Derivação de Água e Esgoto, engenheiro Luis Fernando Fernandes Mistrinel, no entroncamento entre o emissário do Ribeirão Baixotes e o do Córrego Biriguizinho, houve um estrangulamento devido a configuração do encontro entre os dois.
“Isso vem causando extravazamentos constantes, sendo necessário que a Prefeitura de Birigui tome iniciativas no sentido de resolver este problema. Após análises, a melhor alternativa é execução de trecho paralelo ao emissário do Baixotes para reforço do mesmo”, disse o engenheiro da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto.
“O sistema atual conta com emissário de concreto de 80 centímetros de diâmetro. Ao lado deste emissário será construída outra linha, com material mais resistente e mais moderno, com 60 centímetros de diâmetro”, explicou Luis Fernando.
“Teremos uma duplicação da rede, como um reforço. Esta obra é a primeira parte do projeto que irá instalar cerca de 3,5 quilômetros desta nova tubulação, evitando problemas em dias de chuvas e evitando qualquer risco de poluição do Córrego Biriguizinho e do Ribeirão Baixotes”, completou.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui