fbpx
Covid-19: Santa Casa de Birigui recebe 5 novos respiradores

A Santa Casa de Birigui recebeu na quinta-feira, dia 11 de junho, cinco novos respiradores, os chamados ventiladores mecânicos que ajudam o paciente a respirar artificialmente.

Os equipamentos serão usados para pacientes com a covid-19. A Santa Casa conta com quatro respiradores e já comprou outros dois. Nos próximos dias o hospital contará com 11 respiradores.

“A covid-19 prejudica o trato respiratório inferior, que envolve a parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. O respirador é essencial para o paciente com a doença”, explicou a secretária de Saúde de Birigui, Marian Fátima Nakad.

Cada equipamento custou R$ 97.812,00. O investimento total, por parte do governo estadual, foi de R$ 489.060,00.

Os ventiladores foram solicitados pelo prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, pela secretária de Saúde e pela Santa Casa ao deputado estadual Roque Barbiere, que intermediou junto ao Governo do Estado de São Paulo.

Com a chegada dos equipamentos, 9 leitos já estão à disposição dos pacientes com covid-19.

Até esta quinta-feira, dia 11, Birigui registrou 532 notificações, sendo 81 casos positivos na cidade e 209 negativos. O boletim também traz 62 curados e 26 que aguardam resultados de exames.

“Mais uma vez a nossa gestão agradece o deputado estadual Roquinho, que não mede esforços para ajudar Birigui. Esses equipamentos chegaram em um momento crítico da pandemia”, falou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

A secretária de Saúde lembrou que apesar da flexibilização do comércio, a pandeia continua e o isolamento social deve ser feito.

“Os números de casos positivos estão aumentando. Temos que ter o apoio da população: se sair de casa, usar máscara e não levar familiares. Evitar aglomerações e tomar todas as medidas de higiene necessárias”, disse Marian Nakad.

TELEFONES sobre covid-19

A Secretaria de Saúde de Birigui conta com dois serviços que visam atender moradores com relação a covid-19.

Pelo fone (18) 3643-6268 (ramal 218) o morador terá um teleatendimento com um médico da ESF (Estratégia de Saúde da Família).

Podem ligar quem apresentar os sintomas (leve a moderado) de febre, coriza, dor de cabeça, dificuldade para respirar, tosse seca, entre outros.

A meta é evitar que as pessoas procurem por uma unidade de saúde desnecessariamente, visando evitar aglomeração.

Já pelo número (18) 3643-6237 os comerciantes e consumidores podem tirar dúvidas de como os estabelecimentos comerciais e de serviços devem funcionar neste período de quarentena.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!