Especial coronavírus de Birigui e região desta quarta-feira (18)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui segue monitorando dois casos suspeitos de coronavírus, que aguardam resultado de exames. Não existe nenhum caso positivo da doença na cidade até o momento.
- Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Birigui publicou decreto visando a prevenção contra o coronavírus, que suspende aulas, cursos, eventos e atividades da administração.
- As aulas nas escolas da Prefeitura de Birigui estarão suspensas a partir de segunda-feira (23). De 18 a 20 de março a presença nas escolas é facultativa, não sendo registradas faltas aos alunos.
- As creches da Prefeitura de Birigui continuam atendendo, porém, levar a criança é opcional para os pais. Caso não levem, a orientação é para que as crianças não fiquem com idosos (público mais vulnerável ao coronavírus).
- A orientação da administração municipal é de que eventos particulares suspendam reuniões com mais de 50 pessoas.
- Estado de SP registra mais duas mortes por coronavírus. Total de óbitos pela doença no Estado vai a três.
- Segundo as secretarias estaduais de Saúde, Brasil registrou 372 casos positivos de coronavírus na manhã desta quarta-feira (18).
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Quais são os sintomas? Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.
- Alguns cuidados simples, porém, fundamentais para combater o coronavírus: higiene frequente das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica; evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos; evitar contato próximo com pessoas doentes; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável; ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.