Especial coronavírus de Birigui e região desta quarta-feira (25)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Em Birigui, existem dez casos suspeitos de coronavírus, que aguardam resultado de exames. Um caso suspeito – de uma mulher de 38 anos, moradora do bairro Bosque da Saúde – foi descartado, uma vez que o exame deu negativo. Não existe nenhum caso positivo da doença na cidade até o momento.
- As aulas das escolas e creches da rede municipal continuam suspensas por prazo indeterminado em razão da prevenção contra o coronavírus.
- As fábricas de calçados de Birigui suspenderão suas atividades a partir de 31 de março até 13 de abril.
- Secretaria de Assistência Social manterá seus serviços em funcionamento com algumas particularidades.
- Secretarias estaduais de Saúde contabilizam 2.297 infectados em todos os estados do Brasil. Foram registrados 48 mortos no país, 40 deles no estado de SP. Pernambuco registra primeira morte pela Covid-19.
- Aneel suspende por 90 dias cortes no fornecimento de energia elétrica.
- Governo do Estado de São Paulo anuncia programa “Merenda em Casa” para 700 mil alunos.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- É seguro receber um pacote de qualquer área em que o COVID-19 tenha sido notificado? Sim. A probabilidade de uma pessoa infectada contaminar mercadorias comerciais é baixa e o risco de pegar o vírus que causa o COVID-19 em um pacote que foi movido, transportado e exposto a diferentes condições e temperaturas também é baixo.
- Animais domésticos podem ser infectados com o novo coronavírus? Embora esse vírus pareça ter surgido de uma fonte animal na China, o risco nesse momento é com a transmissão entre pessoas. Não há, até o momento, evidência de que qualquer animal no Brasil possa ser fonte de transmissão do novo coronavírus.