Especial coronavírus de Birigui e região desta quarta-feira (6)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem agora 37 casos confirmados de coronavírus. Aguardam resultados de exames 17 casos suspeitos da doença. Um óbito suspeito de covid-19 está sob investigação. Cinco óbitos foram descartados após exames negativos. Cinquenta e três casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo.
- O município de Birigui teve queda na arrecadação de ICMS de 33% na comparação entre abril deste ano e o mesmo período em 2019. Prefeitura atribuiu o percentual à pandemia do coronavírus.
- A Prefeitura de Birigui distribuirá amanhã e sexta-feira (8) kits hortifrútis para alunos da rede municipal de ensino. As aulas continuam suspensas por tempo indeterminado.
- O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, disse que a flexibilização da quarentena dependerá da população, que deve fazer o isolamento social, pois o governo estadual estuda reabrir a economia e adotar medidas de relaxamento da quarentena de combate ao coronavírus em municípios que respeitarem essa medida.
- O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos, a partir de amanhã.
- Já em Birigui, desde esta quarta-feira, é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- O governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou até o dia 10 de maio a quarentena em todas as cidades paulistas, para enfrentar o coronavírus. Assim, somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar.
- As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 123.809 casos do novo coronavírus, com 8.412 mortes. O Estado de São Paulo registrou 3.045 mortes por Covid-19 e 37.853 casos confirmados da doença. Doria decretou luto oficial em todo o estado a partir de amanhã em razão dos óbitos causados pela doença.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- A tuberculose coloca a pessoa em um grupo de risco? Sim, a tuberculose e todas as outras doenças respiratórias.
- Como posso fortalecer minha imunidade para me proteger do novo coronavírus? É importante manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fumar, não usar drogas, não consumir bebidas alcoólicas, priorizando fazer coisas que lhe deem prazer.