Especial coronavírus de Birigui e região desta quinta-feira (16)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Uma nova morte suspeita de coronavírus está aguardando resultado de exame em Birigui. O registro foi feito nesta quinta-feira (16). Trata-se de uma mulher de 66 anos, possuía comorbidades e realizou tratamento de infecção urinária e de pneumonia. Este óbito já está entre os quatro que aguardam resultados de exames.
- Birigui tem seis casos confirmados de coronavírus. Aguardam resultados de exames 28 casos suspeitos da doença. Treze casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- O Ministério Público pediu ao prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), que fiscalize o comércio da cidade após receber a informação de que lojas estão funcionando com meia porta aberta.
- O Mundial de Kart que seria realizado em outubro deste ano no Speed Park, em Birigui, foi adiado para 2021.
- As aulas nas creches e escolas municipais de Birigui permanecem suspensas por tempo indeterminado.
- Luiz Henrique Mandetta foi demitido do Ministério da Saúde pelo presidente Jair Bolsonaro na tarde desta quinta. Para seu lugar, Bolsonaro anunciou Nelson Teich.
- O governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou até o dia 22 de abril, a quarentena em todas as cidades paulistas, para enfrentar o coronavírus. Assim, somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar, como ocorreu nos 15 primeiros dias da quarentena.
- As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 16h40 desta quinta-feira (16), 29.971 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 1.866 mortes. São Paulo registra 853 mortes em todo o estado provocadas pela doença e 11.568 casos confirmados.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus? O “período de incubação” se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.
- Tem alguma temperatura que o vírus não resista? O vírus é muito novo. Os estudos são muito novos. Como todo vírus respiratório, a tendência dele é se espalhar mais em ambientes secos e com temperaturas mais baixas. Temperatura mais elevada, diminui a atividade do vírus, mas não quer dizer que não haja risco de transmissão.