fbpx
Especial coronavírus de Birigui e região desta quinta-feira (2)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Em Birigui, o número de casos suspeitos de coronavírus, que aguardam resultado de exames, subiu para 27. Uma morte foi registrada como suspeita de coronavírus ou dengue. Não existe, porém, nenhum caso positivo da doença na cidade até o momento. Um dos casos suspeitos foi descartado, pois o exame deu negativo.
  • A região tem três casos positivos de coronavírus: dois em Araçatuba e um Penápolis.
  • O comércio e as aulas das creches e escolas municipais continuam com suas atividades suspensas em Birigui. A entrada e circulação de ônibus, vans e similares na cidade continuam restritas até o próximo dia 5 de abril.
  • Visando manter o distanciamento estipulado pela Organização Mundial de Saúde, o prefeito Cristiano Salmeirão pediu marcação no solo para orientar os usuários do Restaurante Popular que vão até o local retirar marmita.
  • O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (2) a liberação de R$ 150 milhões para aquecer a economia do Estado e auxiliar os microempreendedores no enfrentamento ao impacto econômico da pandemia do coronavírus.
  • Para auxiliar as empresas no enfrentamento aos impactos financeiros do coronavírus (covid-19) na economia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Birigui disponibiliza com o objetivo de facilitar as solicitações as Linhas de Crédito da Desenvolve São Paulo, atendimento e suporte online aos interessados.
  • O Procon.SP e o Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) vão atuar conjuntamente no combate, identificação e punição à prática de preços abusivos de botijões de gás. A ação é mais uma medida de enfrentamento à crise causada pelo impacto econômico da pandemia do coronavírus.
  • O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na quarta-feira (1º), a Medida Provisória (MP) que cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
  • Secretarias estaduais de saúde contabilizam 7.123 infectados em todos os estados e 251 mortos. Espírito Santo e Sergipe registram suas primeiras mortes. Em São Paulo, são 164 óbitos.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • O coronavírus foi criado em laboratório e é semelhante ao vírus HIV? Essa informação é falsa. Não há nenhum registro científico indique essa semelhança e muito menos que o vírus foi criado em laboratório. Um estudo publicado na renomada revista Lancet fez uma descrição de 10 sequências genéticas do novo coronavírus que demonstrou uma similaridade com o vírus SARs (COV), tendo o morcego como hospedeiro original e como hospedeiro intermediário animais do mercado de Wuhan.
  • Qual é a orientação para viajantes que retornaram de viagem internacional ou fizeram viagem pelo Brasil? Se você voltou de viagem internacional, recomenda-se isolamento domiciliar voluntário por 7 dias após o desembarque, mesmo que não tenha apresentado os sintomas. Se a viagem foi dentro do Brasil, fique atento à sua condição de saúde, principalmente nos primeiros 14  dias. Em ambos os casos, lave sempre as mãos com água e sabão. Caso tenha febre ou tosse ou dificuldade para respirar, ligue 136 ou procure um posto de saúde e informe o seu histórico de viagem.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!