fbpx
Especial coronavírus de Birigui e região desta quinta-feira (9)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Um novo decreto municipal autoriza o funcionamento de salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e de óticas em Birigui durante o período de medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19).
  • O número de casos suspeitos de coronavírus em Birigui que aguardam resultado de exames subiu para 31. A cidade tem dois casos positivos. Duas mortes suspeitas de covid-19 estão sendo investigadas. Quatro casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • Continuam suspensos até o dia 13 de abril os serviços do Terminal Rodoviário, o transporte coletivo urbano e a entrada de ônibus, vans e similares na cidade.
  • As aulas nas creches e escolas municipais de Birigui também permanecem suspensas por tempo indeterminado.
  • A Prefeitura de Birigui recebeu na tarde desta quinta-feira (9) uma doação de 20 mil máscaras de proteção facial da Kidy Calçados. As máscaras serão destinadas para a Secretaria Municipal de Saúde, que fará a distribuição conforme as necessidades de enfrentamento do coronavírus (Covid-19).
  • A Metalmix suspendeu por dois meses os contratos de todos seus trabalhadores com base na Medida Provisória 936/2020, que alterou as regras de contrato de trabalho durante a pandemia do coronavírus.
  • Uma pesquisa do Instituto Quanty mostrou que 48% dos araçatubenses concordam com o fechamento do comércio como medida para combater o coronavírus.
  • Pesquisa do Instituto Quanty apontou que 43% dos penapolenses consideram excelentes as ações da administração do prefeito Célio de Oliveira contra o coronavírus.
  • O governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou por mais 15 dias, até o dia 22 de abril, a quarentena em todas as cidades paulistas, para enfrentar o coronavírus. Assim, somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar, como ocorreu nos 15 primeiros dias da quarentena.
  • Balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta, aponta 17.857 casos confirmados e 941 mortes. No Estado de São Paulo são 6.708 casos e 428 óbitos.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • Ferver a comida mata o coronavírus? Sim, mata este e outros agentes infecciosos. Alimentos crus devem ser evitados porque não conhecemos a procedência e como foram manuseados. Para limpar salada e frutas, use o hipoclorito.
  • Medicamentos como a hidroxicloroquina e a cloroquina funcionam contra o coronavírus? A recomendação do Ministério da Saúde para uso da hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento contra a Covid-19 chama-se uso off label (fora do que está prescrito na bula do medicamento) e é uma prática usada, mas para casos muitos graves. Foi nesse sentido que o governo brasileiro liberou o uso desses medicamentos, mas apenas para decisão de cada médico sobre sua aplicação em relação a cada paciente específico. Especialistas afirmam que não se deve usar cloroquina ou hidroxicloroquina para prevenir ou tratar a Covid-19 sem o devido acompanhamento médico e ressaltam que todo medicamento possui efeitos colaterais e que a cloroquina e a hidroxicloroquina afetam o coração e podem levar à morte. Além disso, a automedicação traz o risco de interação medicamentosa com outros remédios que a pessoa tome regularmente, o que pode agravar a toxicidade da cloroquina e da hidroxicloroquina.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!