fbpx
Especial coronavírus de Birigui e região desta segunda-feira (18)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem agora 48 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 40 pessoas estão curadas. Aguardam resultados de exames oito casos suspeitos da doença. Seis óbitos foram descartados após exames negativos. Setenta e seis casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • Manifestantes fizeram protesto no último sábado (16) em Birigui pela reabertura do comércio e contra o governador João Doria.
  • O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
  • UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
  • O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena em todo o Estado até o próximo dia 31 de maio, para conter o avanço do coronavírus.
  • Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 245.595 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 16.370 mortes. O Estado de São Paulo tem 4.782 mortes e mais de 62 mil casos confirmados da doença.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • O coronavírus pode causar sequelas, mesmo depois de curado? As infecções graves por coronavírus podem deixar um certo grau de fibrose pulmonar. Mas isso especificamente nos pacientes que vão para terapia intensiva, serão submetidos à ventilação mecânica, vão respirar por aparelhos. Então, são os casos graves, que como em qualquer pneumonia, podem estar associados a alguma perda de função respiratória. Mas normalmente, na maior parte dos casos evolui para uma melhora sem sequelas.
  • É possível ser contaminado pelo novo coronavírus por meio de comida de restaurante? As formas de transmissão habituais são aquelas que levam a secreção da pessoa infectada para as mucosas respiratórias da pessoa suscetível. Isso é que deve ser combatido como prioridade. Então, lavar as mãos é essencial. É óbvio que a comida deve ser feita em local com a higiene adequada, mas o mais importante é a lavagem adequada das mãos.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!