fbpx
Especial Coronavírus de Birigui e região desta segunda-feira (21)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem 2.141 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 1.955 pessoas estão curadas. Até o momento, 68 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 28 casos suspeitos da doença. 3.827 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • O Brasil soma 4.547.150 casos confirmados de covid-19 e 136.997mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 33.984 óbitos e 937.332 casos de coronavírus.
  • A região de Araçatuba, na qual Birigui está inserida, está na fase amarela do Plano São Paulo.
  • Atividades permitidas na fase amarela do Plano SP poderão funcionar por oito horas diárias em estabelecimentos comerciais e de serviço. Empresários podem escolher se adotam jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite. Ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e fechamento precisa ocorrer até as 22h.
  • Retomada opcional de aulas presenciais escalonadas está mantida para o dia 7 de outubro para alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
  • Escolas que atendem alunos do Ensino Fundamental têm data prevista de retorno alterada para dia 3 de novembro.
  • Decreto da Prefeitura de Birigui estabelece a abertura de bares e restaurantes por até 6 horas diárias, encerrando o expediente às 22h. Os estabelecimentos não podem ultrapassar 40% do limite de sua capacidade e os locais devem estar devidamente arejados, oferecendo todos os cuidados de higiene.
  • As academias poderão atender desde que sejam agendados os atendimentos. As aulas devem ser individuais, com horários de funcionamento reduzidos em 6 horas e não devem ultrapassar o limite de 30% de sua capacidade.
  • O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • Trabalho com público e não posso ficar em casa. Como devo me portar no atendimento? Manter distância mínima de um metro, evitar contato físico, não compartilhar objetos, higienizar com frequência mesas, balcões etc., lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com preparação alcoólica.
  • Há necessidade de desinfectar alimentos entregues em casa? E como fazer no caso de frutas e legumes? A transmissão do coronavírus ocorre por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas. Para evitar doenças, de modo geral, é fundamental a higienização. Se o alimento for embalado, uma solução desinfetante é suficiente. Em relação a verduras, legumes e frutas, o uso de água sanitária é recomendado, na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. Mergulhe-os nesta mistura por 15 minutos. Em seguida, passe os alimentos por água corrente e limpa. Mas lembre-se que a água sanitária não pode ter perfume ou desinfetante na fórmula. Já no caso de comidas prontas, deve-se escolher um local para tirá-las da embalagem, que precisa ser logo descartada e o lugar, limpo. Esses cuidados são importantes porque as embalagens e os produtos em geral foram manuseados por outras pessoas antes de serem adquiridos.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!