fbpx
Especial coronavírus de Birigui e região desta segunda-feira (4)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem agora 33 casos confirmados de coronavírus. Aguardam resultados de exames 18 casos suspeitos da doença. Um óbito suspeito de covid-19 está sob investigação. Cinco óbitos foram descartados após exames negativos. Quarenta e quatro casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos, a partir de quinta-feira (7).
  • Já em Birigui, decreto tornará obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
  • UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
  • O governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou até o dia 10 de maio a quarentena em todas as cidades paulistas, para enfrentar o coronavírus. Assim, somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar.
  • As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 103.214 casos do novo, com 7.157 mortes. Em São Paulo, são 31.772 casos e 2.627 mortes.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que notas de dinheiro carregam Covid-19? Não. A Organização Mundial da Saúde não disse que notas de dinheiro transmitem Covid-19, nem emitiu avisos ou declarações sobre isso. A OMS recomenda que as pessoas lavem as mãos regularmente com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para matar vírus que possam estar nas mãos.
  • Vitamina D protege contra o novo coronavírus? Não há evidência científica de que isso seja verdade, uma que vez que, embora a vitamina D ofereça alguma melhoria da imunidade do ponto de vista laboratorial, não está comprovadamente associada a uma redução de risco de infecção por coronavírus. No entanto, estudos recentes de pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, indicam que a vitamina D pode ter ação preventiva contra a Covid-19. Na reportagem publicada pela própria universidade, os pesquisadores explicam que o objetivo do estudo é levar essa reflexão à comunidade científica. O estudo foi baseado em literatura já existente e calcada na informação de que a Vitamina D pode ter um efeito preventivo, protetor e terapêutico nas infecções do trato respiratório, incluindo infecções virais em geral e por coronavírus.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!