Especial coronavírus de Birigui e região desta sexta-feira (17)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- O governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou novamente, até o dia 10 de maio, a quarentena em todas as cidades paulistas, para enfrentar o coronavírus. Assim, somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar.
- Birigui tem seis casos confirmados de coronavírus. Aguardam resultados de exames 27 casos suspeitos da doença. Quatro óbitos estão sob investigação. Quinze casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- O Ministério Público pediu ao prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), que fiscalize o comércio da cidade após receber a informação de que lojas estão funcionando com meia porta aberta.
- As aulas nas creches e escolas municipais de Birigui permanecem suspensas por tempo indeterminado.
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- Entrega dos alimentos do Kit Merenda será feita nos dias 22 (quarta-feira) e 23 de abril (quinta-feira).
- Prefeitura de Birigui ganha 500 viseiras usadas por profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento do coronavírus. EPI foi produzido após união de empresas e instituições de ensino.
- Segundo o Ministério da Saúde, Brasil tem 2.141 mortes e 33.682 casos de coronavírus. São Paulo tem 928 mortes e 12.841 casos confirmados.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Qual é a recomendação para quem suspeite que pode estar com o coronavírus? Em 80% dos casos, os sintomas de coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, o essencial, segundo a Organização Mundial da Saúde, é evitar sair de casa. O Ministério da Saúde recomenda ficar em repouso e tomar bastante água. Se precisar sair, deve-se evitar circular em lugares fechados, com muitas pessoas e com pouca ventilação. Além disso, é preciso entender que ir ao trabalho ou à escola com sintomas de gripe implica expor potencialmente outras pessoas à doença. Além disso, ao espirrar, deve-se colocar o antebraço ou um lenço na frente do nariz e boca; utilize lenço descartável para higiene nasal; não compartilhe talheres, copos, toalhas e demais objetos pessoais; e mantenha uma distância mínima de um metro de qualquer pessoa.
- Uma pessoa que teve coronavírus e se recuperou ainda pode transmitir o vírus? Após a recuperação da Covid-19, não há mais risco de transmitir a doença.