Especial coronavírus de Birigui e região desta sexta-feira (8)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (8) a prorrogação da quarentena em todo o Estado até o próximo dia 31, para conter o avanço do coronavírus.
- Birigui tem agora 39 casos confirmados de coronavírus. Aguardam resultados de exames 20 casos suspeitos da doença. Seis óbitos foram descartados após exames negativos. Cinquenta e cinco casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo.
- O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, recebeu na manhã desta sexta mais 700 unidades de máscaras e viseiras de proteção facial. As doações foram feitas pelas empresas que integram o grupo União à Saúde.
- O grupo União à Saúde recebeu da empresa Toledo Metais, que tem sua sede em Itaquaquecetuba, região metropolitana de SP, uma doação de 500 máscaras, para o município de Birigui.
- Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- As aulas da rede municipal de Birigui continuam suspensas por tempo indeterminado.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 141.088 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 9.637 mortes. O Estado de São Paulo tem 3.416 óbitos e 41.830 casos confirmados da doença.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Caso alguma pessoa da minha casa receba a recomendação médica de fazer quarentena por suspeita de Covid-19, como proteger os demais moradores? Se possível, destine apenas um cômodo da casa para essa pessoa ficar enquanto permanecer com sintomas e mantenha o espaço bem ventilado. É importante que ela utilize máscara e não receba visitas, assim como não deve compartilhar pratos, copos ou talheres. Além disso, é importante que todos lavem as mãos, várias vezes durante o dia.
- Se crianças se deslocarem de casa para a casa de avós é arriscado eles pegarem coronavírus? Se, no trajeto, as crianças tiverem contato com uma pessoa doente ou superfície contaminada, elas podem contrair o vírus. Por isso a recomendação de manter distância, evitar contato físico, permanecer em casa, sair somente se necessário, higienizar as mãos com frequência. As crianças podem, depois, transmitir o vírus para os avós, e a doença costuma ser mais grave entre os idosos.