fbpx
Prefeito recebe representantes da CNM em seminário no Sesi Birigui

A Prefeitura de Birigui e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizaram nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, o Seminário “Os diferentes atores na construção da agenda 2030 das Nações Unidas”.

Realizado no Sesi Birigui, o evento lançou o livro “Não deixe ninguém para trás”, um material construído pelas equipes técnicas da CNM e de Birigui, que seguiram compromissos da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

“O livro foi incorporado como uma ferramenta de gestão nacional e faz parte da Mandala ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da CNM. No cotidiano de nossas atividades e ações, procuramos seguir os 17 ODS, visando melhorar o bem-estar da população”, explicou o diretor da Comissão Executiva Municipal dos 17 ODS, Eliel Robson.

Estiveram presentes no seminário o Coordenador de Cooperação Internacional da CNM e do Projeto InovaJuntos, Maurício Zani, e o assessor da CNM Marcelo Barbieri. Eles foram recebidos pelo prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

Também participaram do evento os secretários municipais Nelson Giardino (Desenvolvimento Econômico), Paulo Bernardes (Cultura e Turismo), além de diretores da Prefeitura e autores do livro lançado.

“Precisamos disseminar e explicar o que são os 17 ODS. Os objetivos precisam fazer parte do nosso cotidiano. É uma mudança de comportamento que todos nós devemos ter. A agenda global no mundo conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário”, falou o coordenador Maurício Zani.

Também presente no seminário, o advogado, consultor em Direito e Gestão Público e integrante do movimento internacional Advogados Sem Fronteira, Tadeu Saravalli, questionou o representante da CNM.

“Considerando que restam um pouco mais de 3.650 dias para 2030, gostaria que você comentasse sobre o impacto da continuidade ou descontinuidade deste propósito dos 17 ODS”, falou o advogado e consultor em Gestão Pública.

Segundo o representante da CNM, o pacto é uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

“Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo. O Pacto Global é composto pelos 17 ODS e possui 169 metas estabelecidas para os signatários desenvolverem até o ano de 2030. Eles estão sob gestão em dimensões estratégicas: institucional, meio ambiente, social e econômico. Temos que trabalhar para dar continuidade nas metas”, respondeu Maurício.

O seminário terminou às 12h e às 15 desta quinta-feira (dia 17) a Prefeitura de Birigui entregou a obra de reforma da Praça Vergínia Rodrigues Archilla Galdeano, que fica na esquina da avenida João Cernach com a rua Nove de Julho, próximo ao terminal rodoviário.

A praça ganhou totens com os 17 ODS da ONU, que foram distribuídos pelo espaço. O local ganhou nova iluminação, novo piso, espaço para caminhada, playground com acessibilidade, entre outras melhorias.

Os representantes da CNM e demais autoridades visitaram a praça.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!