Prefeitura e comunidade transformam área verde do Tijuca em modelo de sustentabilidade
O Projeto de Agrofloresta Urbana no bairro Tijuca é um novo conceito que a Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a comunidade do bairro estão apresentando para a cidade.
O projeto inovador é referência e destaque no Estado de São Paulo, junto ao Programa Município VerdeAzul.
Ao promover o plantio de árvores de espécies nativas, de ocorrência do bioma local, junto à comunidade, moradores e alunos, o projeto tem viabilizado a produção agroecológica de alimentos para os moradores do entorno.
A novidade agora é o investimento em iluminação do entorno da área verde, com lâmpadas LED (baixo consumo e melhor eficiência), posicionadas abaixo das copas das árvores existentes, calçadas projetadas com 3 metros de largura.
Birigui está recebendo em diversos pontos a iluminação com a lâmpada LED que, segundo especialistas, além de maior eficiência energética, econômica e durável, é uma fonte de desenvolvimento sustentável.
A ação faz parte de um plano que visa valorizar a área verde do município. Iluminar os pontos com arborização é um dos passos para melhorar esses espaços públicos.
“Preservar e realizar o plantio de árvores faz parte do conceito de área verde que a Prefeitura de Birigui almeja para a cidade. Parabéns aos envolvidos neste projeto”, disse o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.
ÁREA DE LAZER
Com a moderna iluminação os moradores do entorno podem usufruir do espaço mesmo no período noturno, com excelente opção de lazer, espaço de convivência e valorização do espaço público, como é o objetivo das áreas verdes.
Antes das melhorias a área servia de depósito de entulho, móveis inservíveis e, até mesmo, animais mortos. O problema foi transformado em uma oportunidade e a agrofloresta urbana do Tijuca produz qualidade de vida, alimentos saudáveis e convivência social.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui