fbpx
Projeto da Secretaria de Educação e Sicredi evita poluição de 152 milhões de litros de água em Birigui

O projeto “Óleo das Abelhas”, realizado em parceria pela cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP e a Secretaria Municipal de Educação de Birigui, retirou 6.087 litros de óleo de cozinha e gordura animal do meio ambiente em 2021. Isso equivale a 152.175 milhões de água não contaminados na cidade. 

Iniciado em 2019, o projeto foi retomado em agosto de 2021 e em apenas 5 meses arrecadou todo esse montante. Ao todo 9 mil alunos foram engajados em 25 unidades escolares da rede municipal. Cada escola possui tambores adequados para o descarte do produto para reciclagem, que são vendidos para empresa coletora e o recurso revertido para as próprias escolas.

A motivação para o projeto veio através do Programa A União Faz a Vida da cooperativa, implantado na rede municipal de ensino oferecendo formação continuada para educadores e gestores escolares. O programa objetiva promover ações de cooperação e cidadania e para o sucesso do projeto passou a contar com apoio também da empresa ADN BIO na logística reversa do óleo e atividades extras em benefício às escolas.

“Esse número nos chamou muito a atenção, pois foi atingido em apenas 5 meses e com todo esse cenário da pandemia. Imagina tudo isso descartado de forma incorreta, poluindo a natureza, causando até entupimento da rede de esgoto. E esse resultado positivo revela mais uma vez como a educação tem papel transformador e mobilizador para um mundo melhor”, diz José Carlos Rosa Júnior, gerente geral da agência Sicredi em Birigui.

A secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio, destacou que o projeto não teria alcançado esse sucesso em tão pouco espaço de tempo sem o engajamento, esforço e colaboração de gestores, alunos, professores, funcionários das unidades escolares envolvidas e familiares. “São todos incríveis e merecedores de todo nosso reconhecimento e gratidão”, afirmou.

“Há uma frase que gosto muito que diz: “A cooperação é a convicção plena de que ninguém pode chegar à meta se não chegarem todos”. Cada comunidade escolar se uniu para atingir o objetivo de 6.087 litros de óleo de cozinha e gordura animal que deixaram de poluir nosso meio ambiente”, completou a secretária.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!