fbpx
Reunião na Prefeitura tratou sobre a lotação dos leitos covid-19 na Santa Casa de Birigui

Representantes da Prefeitura de Birigui e da Santa Casa de Misericórdia estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 15 de junho, para tratar sobre a capacidade máxima de leitos para pacientes com suspeita ou com covid-19.

A Santa Casa não pertence à prefeitura, já que o fim da intervenção ocorreu em maio de 2016. A administração do hospital é de responsabilidade da Irmandade da Santa Casa de Birigui.

Segundo o prefeito Cristiano Salmeirão, a reunião serviu para tratar de uma possível ampliação de capacidade de leitos clínicos e da UTI para o atendimento de pacientes com covid-19.

De acordo com o médico infectologista da Prefeitura de Birigui, Dr. Igor Barcellos Precinoti, a Santa Casa preparou uma Unidade de Atendimento Covid-19 com 12 leitos, sendo quatro deles para cuidados intensivos (UTI covid).

“O atendimento no Pronto-Socorro e na Santa Casa de Birigui continua normalmente, porém aqueles que apresentarem sintomas de covid-19 serão transferidos para o Hospital de Campanha de Penápolis. Por determinação do Governo do Estado de São Paulo, este hospital de campanha é referência para Birigui”, explicou Dr. Igor Precinoti.

Hospital de Campanha é uma unidade médica móvel, que cuida temporariamente das vítimas. Quatro pacientes de Birigui já foram transferidos para Penápolis e outros dois aguardam vagas para transferência.

O médico infectologista também rebateu áudios disparados pelo WhatsApp informando problemas internos no hospital.

“Não há caos na Santa Casa de Birigui e todos os equipamentos de proteção individual estão sendo entregues aos profissionais. O atendimento aos pacientes está sendo feito normalmente. Em função da pandemia, atualmente os pacientes com covid estão sendo transferidos para Penápolis”, disse Dr. Igor.

PREFEITO

Preocupado com a situação, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, solicitou a reunião com os representantes da Santa Casa e do Pronto-Socorro Municipal.

Estiveram reunidos o diretor presidente da Irmandade da Santa Casa, Cláudio Castelão Lopes, o gerente operacional do Pronto-Socorro, Marcelo Soares Venancio, a gestora administrativa da Santa Casa, Eunice Masson, a secretária municipal de Saúde (e sua equipe) Marian Nakad, e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Birigui, Aladim José Martins.

“A Santa Casa já está com sua capacidade comprometida e ainda assim fazendo um ótimo atendimento. Queremos ampliar a capacidade de leitos para aqueles que estão ou apresentam sintomas da covid-19”, disse o prefeito.

No encontro, os presentes apresentaram a proposta de aumentar de 4 para 10 os leitos para casos de covid-19, além de aumentar os leitos clínicos de 8 para 24.

Os presentes também analisaram a possibilidade de Birigui contar com um Hospital de Campanha, evitando que pacientes sejam transferidos para Penápolis.

Outra sugestão apresentada foi trocar, temporariamente, o local do Pronto Atendimento da Santa Casa Clínicas, visando ampliar o atendimento para casos de covid-10.

Os representantes da Santa Casa disseram que a administração do hospital está trabalhando para inaugurar, em breve, uma nova UTI na Santa Casa de Birigui.

Segundo o prefeito, a reunião foi muito produtiva e todas as propostas apresentadas no encontro serão analisadas.

“Com a flexibilização das atividades econômicas, o número de casos de covid-19 aumentou. Estamos em uma fase difícil e temos que ter a colaboração da população: continuar com o isolamento social, usar máscaras ao sair, usar álcool em gel e evitar aglomerações”, completou o prefeito de Birigui.

Caso alguma das propostas apresentadas na reunião seja colocada em prática, o hospital irá comunicar os moradores de Birigui com antecedência.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!