Santa Casa de Birigui receberá mais 5 respiradores novos
A Prefeitura de Birigui informou que mais cinco respiradores, os chamados ventiladores mecânicos que ajudam o paciente a respirar artificialmente, serão destinados para a Santa Casa de Birigui.
A informação foi divulgada pelo prefeito Cristiano Salmeirão no final da tarde desta segunda-feira, dia 15 de junho. Os equipamentos serão utilizados por pacientes que tratam da covid-19.
Na última quinta-feira, dia 11, o município já havia recebido cinco respiradores. Os equipamentos já estão no hospital da Santa Casa de Birigui. Falta, apenas, a instalação dos monitores, que deverá ocorrer nos próximos dias.
A Santa Casa já contava com 4 respiradores e, recentemente, fez a compra de outros 2 (ainda não chegaram). Com mais dez anunciados pelo prefeito Cristiano Salmeirão, o hospital contará com 16 ventiladores mecânicos.
Cada equipamento custa aproximadamente R$ 97 mil.
“A covid-19 prejudica o trato respiratório inferior, que envolve a parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. O respirador é essencial para o paciente com a doença”, salientou o prefeito Cristiano Salmeirão.
AGRADECIMENTO
O prefeito de Birigui disse que os 10 respiradores foram conquistados por intermédio do deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho.
Os equipamentos vieram da Turquia para o Governo do Estado de São Paulo, que está analisando a situação de cada município.
Cristiano Salmeirão também agradeceu o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
* Foto: equipamentos que chegaram na Santa Casa de Birigui no último dia 11 de maio de 2020.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui