fbpx
SDE lança Sistema de Inteligência de Pesquisas em Geografia Econômica

A Prefeitura Municipal de Birigui por meio da SDE( Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) lança nessa quarta-feira, dia 15 de julho, a PRIMEIRA FASE do projeto “Sistema Inteligente de Pesquisa em Geografia Econômica”, que tem por objetivo disponibilizar um conjunto de ferramentas tecnológicas para a comunidade biriguiense para favorecer o desenvolvimento e alavancagem da economia local.  

A ferramenta integra o projeto de ‘Cidade Inteligente’ da Prefeitura Municipal, que conta com a participação da pasta de Desenvolvimento Econômico.

Nesta primeira fase foram disponibilizadas três importantes ferramentas de pesquisa para negócios:

*mapas da cidade de Birigui com a localização das empresas de calçados (com variado sistema de pesquisa);

    *link senvolvido com um mapa interativo que permite localizar individualmente cada empresa e seu endereço;

     *código QR Code inserido nos mapas que permite importar (fazer download) de um arquivo em PDF com a relação nominal das empresas de calçados biriguienses.

Dessa forma, os recursos desenvolvidos pela SDE apresentam várias potencialidades. O conhecimento da geografia econômica da cidade através da localização, em um primeiro momento, das empresas do APL (Arranjo Produtivo Local) calçadista favorece a realização de novos negócios ao permitir a visualização da concentração das empresas por região e bairros da cidade, facilitando a pesquisa e o conhecimento para visitantes, turistas, compradores, pesquisadores, estudantes, vendedores de calçados, representantes da cadeia produtiva, fornecedores, empreendedores e demais interessados em conhecer o polo calçadista. O resultado evidencia a força produtiva do segmento na cidade.

O projeto contou com a preciosa colaboração do professor Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringa (UEN), Márcio Fernando Gomes, da GEO Inteligência Geográfica.

O trabalho do professor Márcio foi realizado em conjunto com o economista e especialista em estudos de economia local, Marco Aurélio Barbosa de Souza, trazendo a união de duas importantes áreas do conhecimento: a geografia e a economia. Contou também com o apoio e incentivo do secretário da SDE, Nelson Giardino.

Os responsáveis pelo projeto explicam que, em uma SEGUNDA FASE da proposta, a qual está em desenvolvimento, terá como resultado a produção e disponibilização para a comunidade de um Mapa Digital/APP voltado ao segmento calçadista.

Em relação a metodologia do trabalho, a SDE esclarece que os mapas desenvolvidos e a relação de empresas tiveram como base o levantamento inicial do projeto “conhecendo a estrutura produtiva de Birigui” que objetiva realizar um estudo aprofundando e minucioso da estrutura produtiva local nas bases de dados da Prefeitura de Birigui, do governo estadual e federal.

Dessa forma, nesse primeiro momento, consta no mapeamento realizado apenas as empresas de calçados do tipo (EPP, ME, EIRELI, etc).

As empresas de calçados da categoria MEIS (Microeempreendedores individuais) não foram inseridas nos mapas e no levantamento. Essas empresas serão incorporadas em um segundo momento.

Outro aspecto importante diz respeito ao refinamento da pesquisa que será realizada através do cruzamento da base de dados local com as estaduais e federais. Dessa forma, novas empresas podem ser incluídas nos mapas e outras excluídas.

De acordo com a SDE, a grande dificuldade para a realização de um projeto dessa natureza e envergadura são as fontes de informações, no caso, o levantamento das empresas de calçados ativas da cidade. Dessa forma, conforme avança a pesquisa novas informações serão disponibilizadas para o ecossistema empreendedor local.

Para o secretário da SDE, Nelson Giardino, “o levantamento da localização das empresas de calçados da cidade amplia o conhecimento da estrutura produtiva favorecendo a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento local”.

O prefeito Cristiano Salmeirão agradeceu o professor Márcio e a equipe da SDE pela realização do projeto, que, segundo ele, “vem ao encontro da necessidade de disponibilização de informações estratégicas para alavancagem do desenvolvimento econômico de Birigui e da formulação de estratégias de crescimento sustentado e aumento da competitividade das empresas locais”.

Interessados em conhecer uma das ferramentas disponíveis podem acessar o link: https://api.mapbox.com/styles/v1/geo-inteligencia-geografica/ckc5107ux0ohm1hn0i7t0yv7m.html?fresh=true&title=view&access_token=pk.eyJ1IjoiZ2VvLWludGVsaWdlbmNpYS1nZW9ncmFmaWNhIiwiYSI6ImNrYzUwdGxmNTBkYjQycm12YWNmbnJ3bGoifQ.UgvmdNdH6CVQz-KMO66Jxw#13.16/-21.28048/-50.3363

Através do link é possível localizar as empresas de calçados e seus respectivos endereços.

Abaixo alguns dos mapas produzidos pelo projeto com a localização das empresas. Utilizando o leitor de QR Code é possível importar um PDF com a relação de empresas de calçados com endereço e CNPJ.

A equipe da SDE informa que está disponível para o esclarecimento de dúvidas e a necessidade de informações complementares sobre o projeto, bem como, abertos para disponibilização de informações econômicas sobre a cidade de Birigui.

A SDE atende pelo fone: (18) 3641-62-70. A secretaria fica na rua Nilo Peçanha, 301, Centro.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!