Secretaria de Saúde de Birigui apresentou o balanço da campanha Julho Amarelo 2020
A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, divulgou o balanço da 4ª Campanha Municipal de Testagem Rápida para Hepatite B e C, a campanha denominada Julho Amarelo 2020.
A campanha foi realizada entre os dias 27 e 31 de julho, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Praça Gumercindo Paiva Castro, região central de Birigui.
Esse ano, devido a pandemia de COVID-19 e as limitações de ações que promovam aglomeração de pessoas, a Campanha Julho Amarelo foi realizada com número de atendimentos controlados e agendados previamente.
Na ocasião, foram agendadas 50 pessoas para realização da testagem, sendo efetivamente realizados 62 testes de hepatites B e C, com 2 casos positivos para Hepatite C.
O coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Caio César Mafi Silva, disse que apesar do número restrito de pessoas atendidas, devido a pandemia, foi possível fazer diagnóstico de 2 casos positivos.
“Mesmo diante das dificuldades enfrentadas a ação foi válida e importante para detecção precoce de portadores de hepatites virais”, falou o coordenador.
Segundo ele, os casos positivos detectados durante a campanha já estão em acompanhamento pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde. “Se necessário, serão realizados exames complementares e o tratamento desses pacientes”, completou.
Moradores de Birigui que tenham dúvidas sobre a testagem rápida de hepatites virais podem entrar em contato pelo telefone (18) 3643-6262. O atendimento acontece das 7h às 13h horas.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui