Secretaria de Saúde implantará, em breve, serviço médico veterinário com o castramóvel
A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui implantará, em breve, o Sememov (Serviço Médico Veterinário Móvel) para castração gratuita de cães e gatos de moradores de baixa renda do município. O serviço será oferecido por meio da unidade móvel de castração, também chamada de castramóvel, adquirida pela administração.
Para que o castramóvel seja colocado em funcionamento é obrigatório registro no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) do Estado de São Paulo. O órgão solicitou correções no projeto inicial e as devidas adequações já foram feitas. Agora é aguardado um novo parecer técnico liberando o serviço na cidade.
“O Sememov é uma unidade móvel veterinária para castração de animais de pequeno porte, com ambientes apropriados para cada atividade que envolve o procedimento cirúrgico de esterilização dos animais”, explicou o diretor de Biossegurança, João Paulo Salatino Lacerda.
BENEFÍCIOS
O principal objetivo da castração é o controle de natalidade, ou seja, reduzir o número de cães e gatos abandonados vítimas de crias indesejadas e sem controle. A esterilização também influencia diretamente no controle e transmissão de zoonoses, como a leishmaniose visceral americana, doença endêmica no município.
Segundo a chefe de Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Aline Sagerato Lobato, com a castração há também diminuição na ocorrência de tumores de mamas e de testículos, de piometrites (infecção uterina), da gravidez psicológica e leva à ausência do cio. Reduz ainda os tumores venéreos transmissíveis (TVT) de cães de ambos os sexos.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui