fbpx
Secretaria de Saúde implantará, em breve, serviço médico veterinário com o castramóvel

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui implantará, em breve, o Sememov (Serviço Médico Veterinário Móvel) para castração gratuita de cães e gatos de moradores de baixa renda do município. O serviço será oferecido por meio da unidade móvel de castração, também chamada de castramóvel, adquirida pela administração.

Para que o castramóvel seja colocado em funcionamento é obrigatório registro no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) do Estado de São Paulo. O órgão solicitou correções no projeto inicial e as devidas adequações já foram feitas. Agora é aguardado um novo parecer técnico liberando o serviço na cidade.

“O Sememov é uma unidade móvel veterinária para castração de animais de pequeno porte, com ambientes apropriados para cada atividade que envolve o procedimento cirúrgico de esterilização dos animais”, explicou o diretor de Biossegurança, João Paulo Salatino Lacerda.

BENEFÍCIOS

O principal objetivo da castração é o controle de natalidade, ou seja, reduzir o número de cães e gatos abandonados vítimas de crias indesejadas e sem controle. A esterilização também influencia diretamente no controle e transmissão de zoonoses, como a leishmaniose visceral americana, doença endêmica no município.

Segundo a chefe de Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Aline Sagerato Lobato, com a castração há também diminuição na ocorrência de tumores de mamas e de testículos, de piometrites (infecção uterina), da gravidez psicológica e leva à ausência do cio. Reduz ainda os tumores venéreos transmissíveis (TVT) de cães de ambos os sexos.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!