fbpx
Sesc Birigui promove encontro virtual sobre Libras no sábado (18)

O Serviço Social do Comércio, através da sua Unidade em Birigui promove no próximo sábado, dia 18, um encontro virtual com especialistas da área de interpretação da linguagem de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), com o objetivo de discutir a acessibilidade em tempos de tantas lives e conteúdos culturais, às dificuldades e expectativas da acessibilidade cultural para a comunidade surda.

A atividade é gratuita e será transmitida pelo canal no Youtube do Sesc Birigui (youtube.com/sescbirigui) a partir das 15h do sábado, dia 18/7. Participam da atividade a Doutora em Linguística (UNESP) e Mestre em Tradução em LIBRAS (UFSC) Rimar Ramalho Segala; a artista visual e performer em LIBRAS Anne Magalhães e o Pedagogo e especialista em LIBRAS e Educação Especial Lucas Delbello Santos. A mediação será feita por Pâmela Isis, Pedagoga e professora/tradutora da linguagem de LIBRAS.

O Sesc tem se empenhado em ampliar suas ações que incluem recursos de acessibilidade, em especial usando LIBRAS mesmo antes do momento de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. “Achamos muito importante e pertinente trazer o tema em uma ação nesse momento onde tantas transmissões ao vivo são feitas e o público tem se deparado com os intérpretes nos cantos das telas.” comenta Natália Fonsati, monitora de esportes e responsável pela área de acessibilidade da Unidade Sesc Birigui.

Para participar da atividade basta acessar o canal do Sesc Birigui no YouTube, não sendo necessário se inscrever ou reservar presença. O público poderá participar através do bate-papo da transmissão que estará sendo mediado pela equipe do Sesc Birigui, que irão enviar as perguntas e comentários aos convidados.

Saiba mais sobre os convidados:


Rimar Ramalho Segala é Doutorando em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 2010). Rimar é surdo, possuindo experiência na área de Letras, tradução, educação, arte e literatura com ênfase em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), atuando também como ator.

Anne Magalhães é artista visual e performer, possuindo especialização em mediação e interpretação de LIBRAS na esfera cultural, principalmente na linguagem musical.

Pamela Isis é graduada em Pedagogia, com Pós-Graduação em Educação Especial, é professora/tradutora de LIBRAS. Possui experiência em cursos, workshops e consultoria em comunicação surda.

Lucas Delbello Santos é pedagogo, com especialização em Libras e Educação Especial.

Língua Brasileira de Sinais
A língua brasileira de sinais é usada por surdos dos centros urbanos brasileiros e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. É modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.

Serviço


Dia 18/7, sábado, às 15h, em 
youtube.com/sescbiriguiNão há necessidade de inscrição prévia.

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!