Especial coronavírus de Birigui e região desta quarta-feira (13)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem 43 casos confirmados de coronavírus. Ao todo, 40 pessoas já foram curadas da doença. Aguardam resultados de exames quatro casos suspeitos da doença. Seis óbitos foram descartados após exames negativos. Setenta e quatro casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo.
- A Prefeitura de Araçatuba publicou decreto que permite o funcionamento de academias, desde que sigam as recomendações do Ministério da Saúde, de acordo com o que dispõe decreto do governo federal.
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- As aulas da rede municipal de Birigui continuam suspensas por tempo indeterminado.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena em todo o Estado até o próximo dia 31 de maio, para conter o avanço do coronavírus.
- Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 180.737 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 12.635 mortes. O Estado de São Paulo tem 4.118 mortes por covid-19 e 51.097 casos confirmados da doença.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Existe alguma orientação específica para gestantes que comecem a apresentar sintomas de Covid-19? É importante a gestante procurar alguma unidade de saúde imediatamente, para que ela possa ser avaliada, receba orientações e seja também monitorada nos 14 dias seguintes. Como se trata de uma doença nova, não se sabe com certeza dos impactos para as gestantes.
- A tuberculose coloca a pessoa em um grupo de risco? Sim, a tuberculose e todas as outras doenças respiratórias.