Especial coronavírus de Birigui e região desta quarta-feira (14)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem agora 518 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 279 pessoas estão curadas. 20 pessoas morreram na cidade por covid-19 até o momento. Aguardam resultados de exames 152 casos suspeitos da doença. 796 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- A região de Araçatuba, na qual Birigui está, permanecerá na fase vermelha do Plano São Paulo até a próxima atualização de fases, marcada para 24 de julho. Nesta fase, todas as atividades não essenciais são restritas.
- O governador João Doria estendeu a quarentena até o dia 30 de julho.
- A Prefeitura de Birigui restringiu o funcionamento do comércio na cidade às atividades essenciais.
- Novo decreto do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, determinou a reabertura dos supermercados aos domingos.
- A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
- O Terminal Rodoviário de Birigui segue fechado e a circulação de transporte circular coletivo continua suspensa.
- Ônibus de transporte para outros municípios, como Reunidas e Guerino Seiscento, continuam não podendo entrar no Terminal Rodoviário de Birigui. Apenas ônibus de trabalhadores estão permitidos, desde que todos estejam usando máscaras.
- Aglomerações após às 19h estão proibidas em Birigui.
- Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas para 8 de setembro.
- Os jogos de futebol deverão ser retomados no próximo dia 22 de julho em São Paulo.
- O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- O Brasil soma 1.895.555 casos confirmados de covid-19 e 73.161 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 18.324 óbitos e 386.607casos de coronavírus.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- O cozimento ou o aquecimento dos alimentos elimina o novo coronavírus? A OMS afirma que o novo coronavírus, causador da Covid-19, não é mais resistente ao calor do que outros vírus e bactérias encontrados eventualmente em alimentos. Conforme recomendado pelas boas práticas de higiene, os alimentos devem ser bem cozidos e/ou aquecidos a pelo menos 70°C.
- Qual o risco para as crianças? Em caso de infecção, o procedimento é diferenciado? Com base nas evidências disponíveis, as crianças não correm maior risco de adoecimento por Covid-19 em relação aos adultos. Em geral, as crianças apresentam sintomas mais leves da doença. Entretanto, mesmo elas podem ter agravamento do quadro. Crianças com sinais e sintomas respiratórios, com febre que não cede, dificuldade para respirar ou que parecem não estar bem devem ser levadas a uma unidade de saúde.