fbpx
Especial coronavírus de Birigui e região desta quarta-feira (8)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem agora 448 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 236 pessoas estão curadas. 16 pessoas morreram na cidade por covid-19 até o momento. Aguardam resultados de exames 115 casos suspeitos da doença. 697 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • O presidente Jair Bolsonaro confirmou na terça-feira (7) que testou positivo para covid-19.
  • A região de Araçatuba, na qual Birigui está, regrediu para a fase vermelha do Plano São Paulo. Nesta fase, todas as atividades não essenciais são restritas. O governador João Doria estendeu a quarentena até o dia 14 de julho.
  • Decreto da Prefeitura de Birigui restringe o funcionamento do comércio na cidade às atividades essenciais.
  • A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
  • O Terminal Rodoviário de Birigui permanecerá fechado até o dia 15 de julho.
  • Ônibus de transporte para outros municípios, como Reunidas e Guerino Seiscento, continuam não podendo entrar no Terminal Rodoviário de Birigui.
  • Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas para 8 de setembro.
  • Os jogos de futebol deverão ser retomados no próximo dia 22 de julho em São Paulo.
  • O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • O Brasil soma 1.683.738casos confirmados de covid-19 e 67.113 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 16.788 óbitos e 341.365 casos de coronavírus.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • O vírus que causa a doença Covid-19 está no ar? O vírus que causa a Covid-19 é transmitido principalmente através de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Um estudo recente, publicado na New England Journal of Medicine por um conjunto de universidades norte-americanas, observou que o vírus pode permanecer ativo por até três dias em plásticos e aço inox, por um dia em papelão e quatro horas no cobre. Assim, é possível se infectar por contato direto com a pessoa infectada, tocando em uma superfície contaminada e levando as mãos aos olhos, nariz e boca sem antes lavá-las ou respirando gotículas expelidas pela pessoa infectada. Por isso é importante manter a distância de 1 a 2 metros de uma pessoa infectada e usar máscaras compradas ou caseiras, uma vez que elas reduzem a possibilidade de contágio por gotículas respiratórias.
  • O coronavírus pode causar sequelas, mesmo depois de curado? A doença ainda é muito nova e, por isso, suas consequências são desconhecidas. As infecções graves podem deixar um certo grau de fibrose pulmonar, da mesma forma que ocorre em outras pneumonias. Além disso, existem estudos sobre sequelas nos rins, coração e sistema nervoso central. Tais ocorrências se dariam em parte dos pacientes que passaram pela internação em UTIs. A maior parte dos casos, entretanto, evolui para uma melhora sem sequelas.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!