fbpx
Especial Coronavírus de Birigui e região desta quinta-feira (10)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem 2.017 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 1.814 pessoas estão curadas. Até o momento, 67 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 39 casos suspeitos da doença. 3.491 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • O Brasil soma 4.179.471 casos confirmados de covid-19 e 128.119 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 32.104 óbitos e 874.754 casos de coronavírus.
  • A região de Araçatuba, na qual Birigui está inserida, está na fase amarela do Plano São Paulo.
  • Atividades permitidas na fase amarela do Plano SP poderão funcionar por oito horas diárias em estabelecimentos comerciais e de serviço. Empresários podem escolher se adotam jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite. Ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e fechamento precisa ocorrer até as 22h.
  • O governo do Estado de São Paulo estendeu a quarentena até dia 19 de setembro.
  • Decreto da Prefeitura de Birigui estabelece a abertura de bares e restaurantes por até 6 horas diárias, encerrando o expediente às 22h. Os estabelecimentos não podem ultrapassar 40% do limite de sua capacidade e os locais devem estar devidamente arejados, oferecendo todos os cuidados de higiene.
  • As academias poderão atender desde que sejam agendados os atendimentos. As aulas devem ser individuais, com horários de funcionamento reduzidos em 6 horas e não devem ultrapassar o limite de 30% de sua capacidade.
  • O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • Quais as orientações para higienização de alimentos para prevenir a Covid-19? Assim que os alimentos chegam em casa, é importante fazer a higienização de cada item. Se o alimento for embalado, a lavagem com água e sabão ou desifecção com álcool a 70% é suficiente. Em relação a verduras, legumes e frutas, o uso de água sanitária é recomendado, na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. Mergulhe-os nesta mistura por 15 minutos. Em seguida, passe os alimentos por água corrente e limpa. Mas lembre-se que a água sanitária não pode ter perfume ou desinfetante na fórmula. Já no caso de comidas prontas, deve-se escolher um local para tirá-las da embalagem, que precisa ser logo descartada e o lugar, limpo. Esses cuidados são importantes porque as embalagens e os produtos em geral foram manuseados por outras pessoas antes de serem adquiridos.
  • É verdade que tem se estudado o uso do plasma sanguíneo de pacientes recuperados da Covid-19 no tratamento da doença? Sim. O Ministério da Saúde tem apoiado instituições e monitorado diariamente pesquisas que objetivam identificar um tratamento efetivo para a Covid-19. Entre elas, em especial um consórcio de estudos que utilizará o plasma sanguíneo convalescente de pacientes recuperados da doença. O procedimento consiste na transfusão do plasma (a parte líquida do sangue) de um paciente curado para uma pessoa infectada. Nessa terapia, espera-se que os anticorpos presentes no plasma forneçam imunidade às pessoas com a doença. Esses estudos buscam a diminuição dos sintomas da infecção e da carga viral no organismo, resultando em uma menor utilização de leitos de UTIs. Ainda não há tratamento comprovado que cure o paciente com a Covid-19. Os cuidados ofertados atualmente são de suporte e tratamento de sintomas, como febre, tosse e dores no corpo.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!