fbpx
Especial Coronavírus de Birigui e região desta quinta-feira (16)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

Birigui tem agora 556 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 290 pessoas estão curadas. 22 pessoas morreram na cidade por covid-19 até o momento. Aguardam resultados de exames 204 casos suspeitos da doença. 821 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.

A região de Araçatuba, na qual Birigui está, permanecerá na fase vermelha do Plano São Paulo até a próxima atualização de fases, marcada para 24 de julho. Nesta fase, todas as atividades não essenciais são restritas.

O governador João Doria estendeu a quarentena até o dia 30 de julho.

A Prefeitura de Birigui restringiu o funcionamento do comércio na cidade às atividades essenciais.

Novo decreto do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, determinou a reabertura dos supermercados aos domingos.

A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.

O Terminal Rodoviário de Birigui segue fechado e a circulação de transporte circular coletivo continua suspensa.

Ônibus de transporte para outros municípios, como Reunidas e Guerino Seiscento, continuam não podendo entrar no Terminal Rodoviário de Birigui. Apenas ônibus de trabalhadores estão permitidos, desde que todos estejam usando máscaras.

Aglomerações após às 19h estão proibidas em Birigui.

Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas para 8 de setembro.

Os jogos de futebol deverão ser retomados no próximo dia 22 de julho em São Paulo.

O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.

O Brasil soma 1.978.236 casos confirmados de covid-19 e 75.697 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 19.038 óbitos e 402.048 casos de coronavírus.

O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.

Existe a possibilidade das máscaras vindas da China estarem contaminadas? É falsa a notícia que circulou sobre máscaras importadas da China que estariam contaminadas com o novo coronavírus. Especialistas brasileiros afirmam não existir possibilidade de que o vírus resista nas máscaras durante o processo de fabricação, embalagem e o tempo entre o despacho do material na China e a chegada ao Brasil. Mas você pode fazer a sua máscara. Aprenda aqui: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus%C2%A0

Quais as diferenças entre isolamento vertical, horizontal e lockdown? Vertical: Apenas pessoas do grupo de risco ficam em casa. No caso da Covid-19, é formado por idosos e indivíduos com doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e obesidade, além de problemas que atingem os sistemas respiratório, imunológico ou neurológico. Jovens e saudáveis poderiam, portanto, circular normalmente. A Organização Mundial de Saúde, porém, é contra esta forma de isolamento, uma vez que jovens são importantes vetores da doença e o número de contaminados poderia aumentar rapidamente. Horizontal: Todos devem permanecer em casa. A medida restringe ao máximo o contato entre as pessoas, evitando uma grande propagação da doença. Apesar de causar impactos graves na economia, é essencial para evitar um aumento desenfreado da doença e o colapso no sistema de saúde, o que também causaria danos à economia. Lockdown: O trânsito de pessoas nas ruas é completamente restrito, exceto trabalhadores de áreas essenciais, como Saúde, Segurança, farmácias e supermercados. É adotado para conter de forma mais rápida e eficaz a disseminação do vírus.

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!