fbpx
Especial Coronavírus de Birigui e região desta segunda-feira (31)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem 1.871 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 1.572 pessoas estão curadas. Até o momento, 62 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 88 casos suspeitos da doença. 3.084 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • O Brasil soma 3.866.157 casos confirmados de covid-19 e 120.976 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 30.014 óbitos e 804.342 casos de coronavírus.
  • A região de Araçatuba, na qual Birigui está inserida, está na fase amarela do Plano São Paulo.
  • Atividades permitidas na fase amarela do Plano SP poderão funcionar por oito horas diárias em estabelecimentos comerciais e de serviço. Empresários podem escolher se adotam jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite. Ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e fechamento precisa ocorrer até as 22h.
  • O governo do Estado de São Paulo estendeu a quarentena até dia 6 de setembro.
  • Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas presenciais para 7 de outubro.
  • Decreto da Prefeitura de Birigui estabelece a abertura de bares e restaurantes por até 6 horas diárias, encerrando o expediente às 22h. Os estabelecimentos não podem ultrapassar 40% do limite de sua capacidade e os locais devem estar devidamente arejados, oferecendo todos os cuidados de higiene.
  • As academias poderão atender desde que sejam agendados os atendimentos. As aulas devem ser individuais, com horários de funcionamento reduzidos em 6 horas e não devem ultrapassar o limite de 30% de sua capacidade.
  • O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies? As partículas virais liberadas junto com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30min. Os vírus que se depositam sobre uma superfície, dependendo das características dessa superfície, podem permanecer viáveis por algumas horas ou até dias. Estudo recente, publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que o vírus é viável por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável, 24 horas em papelão e quatro horas em cobre. A quantidade de vírus existentes nas superfícies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação. O mais importante é evitar tocar em superfícies com as quais muitas pessoas têm contato, o que inclui mesas, bancadas, maçanetas, interruptores, telefones, teclados, torneiras etc. A limpeza das superfícies com desinfetante ou sabão é muito eficaz.
  • Tem alguma temperatura em que o novo coronavírus não resista? O vírus é muito novo. Os estudos são muito novos. Como todo vírus respiratório, a tendência dele é se espalhar mais em ambientes secos e com temperaturas mais baixas. Temperatura mais elevada diminui a atividade do vírus, mas não quer dizer que não haja risco de transmissão.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!