fbpx
Especial Coronavírus de Birigui e região desta sexta-feira (18)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem 2.117 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 1.952 pessoas estão curadas. Até o momento, 68 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 86 casos suspeitos da doença. 3.807 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • O Brasil soma 4.466.828 casos confirmados de covid-19 e 135.203 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 33.678 óbitos e 924.532 casos de coronavírus.
  • A região de Araçatuba, na qual Birigui está inserida, está na fase amarela do Plano São Paulo.
  • Atividades permitidas na fase amarela do Plano SP poderão funcionar por oito horas diárias em estabelecimentos comerciais e de serviço. Empresários podem escolher se adotam jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite. Ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e fechamento precisa ocorrer até as 22h.
  • Retomada opcional de aulas presenciais escalonadas está mantida para o dia 7 de outubro para alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
  • Escolas que atendem alunos do Ensino Fundamental têm data prevista de retorno alterada para dia 3 de novembro.
  • Decreto da Prefeitura de Birigui estabelece a abertura de bares e restaurantes por até 6 horas diárias, encerrando o expediente às 22h. Os estabelecimentos não podem ultrapassar 40% do limite de sua capacidade e os locais devem estar devidamente arejados, oferecendo todos os cuidados de higiene.
  • As academias poderão atender desde que sejam agendados os atendimentos. As aulas devem ser individuais, com horários de funcionamento reduzidos em 6 horas e não devem ultrapassar o limite de 30% de sua capacidade.
  • O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • É verdade a notícia que tem circulado a respeito de pessoas testando positivo para o coronavírus semanas após serem consideradas curadas? Se sim, o que isso nos diz sobre este vírus? Sim, é verdadeira essa notícia. Alguns pacientes, especialmente na China, voltaram a apresentar resultados positivos em testes laboratoriais, dias após não apresentarem mais sintomas. No entanto, como o vírus SARS-CoV-2 é ainda pouco conhecido, não existem estudos suficientes sobre esses achados e não está esclarecido se há possibilidade ou não de reinfecção pelo novo coronavírus. Algumas hipóteses têm sido levantadas, como, por exemplo, a alta sensibilidade do teste diagnóstico utilizado (PCR), que pode estar captando fragmentos remanescentes da infecção pelo coronavírus. Outra possibilidade é que o teste cujo resultado foi negativo pode não ter sido feito de forma adequada. Ou, ainda, o novo coronavírus pode provocar uma infecção bifásica, isto é, ele persistiria no organismo e, após algum tempo, reapareceria com outros sintomas. Mas tudo isso são hipóteses na tentativa de explicar esses achados.
  • Quais os procedimentos de higienização de roupas e calçados após a utilização em ambientes externos? É importante analisar sobre quais ambientes externos estamos falando. Se for um hospital, o rigor deverá ser maior do que se for um escritório, por exemplo. Mas, de modo geral, devido à disseminação da doença, ao chegar de qualquer lugar o ideal é que a pessoa tire a roupa (que deve ter um local específico para ela) e tome um banho. A roupa deve ser lavada com sabão em pó comum. Quanto aos sapatos, o recomendado é que fiquem do lado de fora. Caso não seja possível, deve-se escolher um local isolado.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!