Polícia intercepta transporte irregular de 27 equinos entre SP e MS
Uma ação realizada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com o apoio da Polícia Militar Rodoviária do estado de São Paulo e parceria da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), do Mato Grosso do Sul, interceptou, nesta quarta-feira (15), o transporte irregular de 27 equinos que foram carregados no município de Presidente Bernardes (SP), com destino à cidade de Tacuru (MS), uma viagem de quase 600 quilômetros.
Como descrito no Boletim de Ocorrência policial, “os 27 animais equinos, sendo 18 éguas e nove cavalos estavam sendo transportados de forma incompatível com a integridade física, mal acondicionados, alguns amarrados violentamente pelo rabo e pescoço, passando fome e sem água, além do excesso de carga e alguns animais machucados, em estado de maus tratos”.
Em decorrência da situação de maus-tratos aparentes em que se encontravam os equinos, o responsável pela venda dos animais recebeu ordem para que providenciasse alimentação e água aos cavalos, assim como providenciasse os exames específicos e, posteriormente, solicitasse a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), possibilitando o deslocamento de maneira regular dos cavalos.
A Polícia Militar Rodoviária lavrou um Boletim de Ocorrência de maus-tratos dos animais e encaminhará o registro à Polícia Civil, que cuidará da investigação do caso.
A Defesa Agropecuária de São Paulo lavrou um auto de infração contra o vendedor dos equinos, por movimentar e/ou transferir animais sem a devida documentação zoossanitária, com multa em torno de R$ 3,9 mil.
O comprador, que também é proprietário do caminhão, foi autuado pela IAGRO, o órgão estadual de Defesa Agropecuária do Mato Grosso do Sul.