fbpx
Prefeitura de Birigui e Sucen retiram ninhos de barbeiros de palmeiras imperiais

A Prefeitura de Birigui e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 1º de junho, a retirada do inseto barbeiro (que transmite a doença de Chagas) das palmeiras imperiais das praças James Mellor, da avenida Governador Pedro de Toledo e da rua 9 de Julho, em frente a Escola Roberto Clark.

Os trabalhos seguem até o dia 15 de junho e serão feitos das 8h às 12h. Os motoristas que utilizam esses trechos da cidade devem redobrar a atenção no trânsito.

Agentes da Sucen e agentes de endemias da Divisão de Controle de Vetores, órgão da Secretaria de Saúde de Birigui, estarão trabalhando em conjunto durante a ação. Os trabalhos terão apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

“Fizemos um mutirão para caçar o inseto nas palmeiras destas duas praças, onde existem vários ninhos de pombos, onde o barbeiro se aloja. Após a poda e retirada dos insetos, os agentes aplicam um inseticida contra o barbeiro”, explicou a agente de endemias Rosilene Oliveira Montanholi, da Divisão de Controle de Vetores.

Depois de recolhidos pelos profissionais, os insetos são encaminhados para o laboratório da Sucen, onde é feita a análise para saber se o inseto está contaminado ou não.

Segundo o órgão, a análise serve para saber se o inseto está contaminado com o trypanosoma cruzi, que é o agente causador da doença de Chagas.

Atuaram pela Secretaria de Saúde os agentes José Cláudio da Silva Júnior e José Eduardo Laroca. Pela Sucen, atuaram nos trabalhos João Marcelo Ribeiro, Willian Cândido de Jesus e Jurandir Forcassim. 

DOENÇA 

O barbeiro transmite a doença quando suga o sangue de uma pessoa ou animal portador da doença de Chagas e pica a pessoa sadia transmitindo o trypanosoma cruzi.

Após a picada, surge no local uma pequena inflamação parecida com um furúnculo ou uma mancha bem avermelhada, inchaço das pálpebras geralmente num só olho, febre baixa, mal-estar e falta de apetite. Após alguns anos, a doença de Chagas agrava-se e pode haver início de comprometimento do coração, esôfago, intestino ou outros órgãos.

Para combater e eliminar os insetos barbeiros deve-se deixar sempre limpos casas e locais onde possam servir de esconderijo para o barbeiro (atrás de quadros, camas, malas, lenhas, tijolos). 

Outras informações: Divisão de Controle de Vetores (18) 3643-6234.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!