Cidades

Prefeitura de Birigui e Sucen retiram ninhos de barbeiros de palmeiras imperiais

A Prefeitura de Birigui e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 1º de junho, a retirada do inseto barbeiro (que transmite a doença de Chagas) das palmeiras imperiais das praças James Mellor, da avenida Governador Pedro de Toledo e da rua 9 de Julho, em frente a Escola Roberto Clark.

Os trabalhos seguem até o dia 15 de junho e serão feitos das 8h às 12h. Os motoristas que utilizam esses trechos da cidade devem redobrar a atenção no trânsito.

Agentes da Sucen e agentes de endemias da Divisão de Controle de Vetores, órgão da Secretaria de Saúde de Birigui, estarão trabalhando em conjunto durante a ação. Os trabalhos terão apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

“Fizemos um mutirão para caçar o inseto nas palmeiras destas duas praças, onde existem vários ninhos de pombos, onde o barbeiro se aloja. Após a poda e retirada dos insetos, os agentes aplicam um inseticida contra o barbeiro”, explicou a agente de endemias Rosilene Oliveira Montanholi, da Divisão de Controle de Vetores.

Depois de recolhidos pelos profissionais, os insetos são encaminhados para o laboratório da Sucen, onde é feita a análise para saber se o inseto está contaminado ou não.

Segundo o órgão, a análise serve para saber se o inseto está contaminado com o trypanosoma cruzi, que é o agente causador da doença de Chagas.

Atuaram pela Secretaria de Saúde os agentes José Cláudio da Silva Júnior e José Eduardo Laroca. Pela Sucen, atuaram nos trabalhos João Marcelo Ribeiro, Willian Cândido de Jesus e Jurandir Forcassim. 

DOENÇA 

O barbeiro transmite a doença quando suga o sangue de uma pessoa ou animal portador da doença de Chagas e pica a pessoa sadia transmitindo o trypanosoma cruzi.

Após a picada, surge no local uma pequena inflamação parecida com um furúnculo ou uma mancha bem avermelhada, inchaço das pálpebras geralmente num só olho, febre baixa, mal-estar e falta de apetite. Após alguns anos, a doença de Chagas agrava-se e pode haver início de comprometimento do coração, esôfago, intestino ou outros órgãos.

Para combater e eliminar os insetos barbeiros deve-se deixar sempre limpos casas e locais onde possam servir de esconderijo para o barbeiro (atrás de quadros, camas, malas, lenhas, tijolos). 

Outras informações: Divisão de Controle de Vetores (18) 3643-6234.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago