Uso de máscara continua sendo um grande aliado da população contra a covid-19
A máscara de proteção facial continua sendo um equipamento essencial para aquelas pessoas que precisam sair de casa. O cumprimento rigoroso com as medidas de prevenção contra a covid-19 não deve ser desprezado.
O uso obrigatório de máscara de proteção facial em todos os prédios públicos, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no município de Birigui começou a valer no dia 6 de maio.
Além do governo municipal, o Governo do Estado de São Paulo também anunciou decreto que obriga o uso de máscaras nos 645 municípios paulistas. O decreto estadual começou a valer dia 7 de maio.
O uso da máscara diminui a contaminação na medida em que impede o contato das pessoas com o vírus espalhado no ar por um espirro ou tosse.
Profissionais da saúde orientam que devemos nos habituar a usar as máscaras de proteção, necessária para o combate à disseminação dessa nova doença.
Vale lembrar que esse importante equipamento de proteção pode ser feito até mesmo em casa. As chamadas máscaras caseiras não tem perda de eficiência e ainda podem ser reutilizadas inúmeras vezes, após lavagem.
Sem querer as pessoas emitem gotículas para o ar, mas não são visíveis. Com a utilização de máscaras essas gotículas ficam presas, fazendo com que isso diminua a contaminação para outra pessoa.
Além do uso de máscaras, os médicos apontam outras medidas importantes e necessárias:
lavagem continua das mãos com água e sabão durante uma contagem de 20 segundo;
o uso de álcool 70 e álcool em gel;
tirar os calçados sempre que puder ao voltar da rua;
manter limpos os ambientes residenciais e de trabalho;
evitar aperto de mão e abraços.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui