fbpx
Entre a Cidade e o Campo – Por Ronaldo Ruiz Galdino

Dias atrás estava dirigindo minha moto por uma avenida movimentada de Birigui quando saiu de uma mata um homem a cavalo, que seguiu o fluxo dos carros e motos para o centro da cidade. Lembrei-me de que, naquele mesmo lugar, já tinha visto um rapaz fazendo umas vacas voltarem para a mata.

Isso me fez pensar em uma história que um professor contou para mim certa vez. Ele disse que sempre era incomodado por um carro de ovos quando morava em São Paulo. O professor se perguntava como era possível alguém ainda vender ovos de porta em porta em uma megalópole. Até que uma amiga dele esclareceu a questão: o Brasil é um país essencialmente rural. Nunca vai deixar de ser.

Se uma capital como São Paulo tem características rurais, imagine uma cidade mediana no profundo interior do Estado, como é o caso de Birigui!

Não era a primeira vez que me deparava com esses traços do campo na minha cidade. Só nunca tinha parado para pensar nisso. É comum ver pessoas cavalgando, andando de carroça, pastos com cavalos, bois e vacas no meio dos bairros, galinhas ciscando em canteiros centrais de avenidas.

É possível ver no horizonte, de praticamente qualquer parte de Birigui, a verde pastagem de algum sítio, com uma mata ao fundo e uma estrada vermelha de terra cortando-a, o que sempre incomodou um amigo meu, que não vê a hora de se mudar para uma cidade maior.

Eu, por outro lado, me sinto mais em paz quando estou conectado com a natureza, por isso, esse contraste entre a cidade e o campo me agrada muito.

Gosto do cheiro do mato, principalmente, durante uma chuva bastante generosa. Se eu puder acompanhar essa paisagem de uma varanda, tomando um café sentado em uma velha cadeira de madeira, melhor ainda. À noite, é muito prazeroso o silêncio do campo que preenche o fundo da cantoria dos grilos e das cigarras.

Sou feliz por morar em uma casa que fica a um quarteirão de distância de um pasto, que está separado da cidade por uma cerca de madeira. Já deitado em minha cama, fecho os olhos e me sinto cercado pela paz desse cenário campestre. Adormeço em grande alegria.

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!