Pineal

Chorar é bom! – Por M.P. Telles

A primeira coisa que fazemos quando chegamos a este mundo é chorar. E a coisa que mais somos treinados a não fazer é chorar. Parece uma confusão de informações, eu sei, mas viver é isso, saber dosar e abraçar a escolha que você considera certa.

Eu me lembro muito bem quando minha filha nasceu, ela chorou e não foi pouco, e eu como pai de primeira viagem fazia “shiu, shiu”, tentando fazer ela parar de chorar. O médico com toda calma do mundo me disse:

– Deixe ela chorar, ela tem que chorar, isso indica que os pulmões dela estão bem e com o choro eles serão estimulados a funcionar cada vez melhor.

Talvez essa tenha sido a primeira vez na vida que eu ouvi uma palavra de incentivo ao choro. Eu e mais da metade da população mundial sempre ouvimos frases como:  “Engole esse choro”, “Chorar para quê?” , “Você chorando não fica bonito (a) sorria.”, “Pare de chorar“, “Enxugue essas lágrimas.” E uma longa série de frases que nunca irão favorecer o choro e, sim, desestimulá-lo, como se fosse uma praga.

Mas eu aprendi há algum tempo que chorar é bom, bom porque é um momento onde paramos de fingir ter a força que não temos em alguns momentos da vida. Chorar nos mostra que é preciso apreciar a dor momentânea e deixar com que ela nos ensine que ainda existe esperança, e que não somos fracos por dar passagem a ela. Na verdade, esquecemos de chorar quando devemos porque sempre somos orientados a não chorar. Normalizar o choro deve ser pregado aos quatro ventos, chorar não quer dizer desistir de viver, ou se entregar à tristeza, desde que você saiba que uma hora as lágrimas deverão parar e você deverá retomar a vida. Romantizar a tristeza é errado, mas ignorar que ela existe é uma utopia desnecessária. Chorar é bom, esvazia emoções acumuladas e mostra que somos eternas crianças recém-nascidas estimulando os pulmões para nos fortalecermos com as adversidades da vida.

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago