O Coaching como a “Luz” Garantidora do Sucesso! – Por Nalberto Vedovotto
A partir de hoje inicio uma nova fase na minha vida de articulista, ou como desejam alguns, como “escrevinhador” (Como está no dicionário: “que ou quem escrevinha; escritor de má qualidade, de obras sem valor; escrevedor, escrevinhadeiro, escriba, rabiscador”.)
No ano de 2014 obtive minha qualificação como Coach no mais famoso “laboratório”, que é o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, e nascia ali, uma certeza, é o melhor produto quando se deseja alcançar resultados a uma pessoa ou negócios.
Resultados, é bom que se frise aqui, não está afeto apenas à parte financeira, mas à renovação de velhas amizades, recomposição de uma família por conta da fragmentação dos seus entes, a ressignificação do modo de vida – sair do ponto A (sem significância), para o ponto B (alcance do estado de Flow)– sentir-se pleno de seu ser.
Ressalto sempre, em conversas particulares com conhecidos, ou mesmo em palestras – quando convidado-, que o Coaching, na área de relacionamento humano, é o melhor produto existente, ao propiciar ao cochee, a possibilidade de reescrever sua vida, recolocar-se como centro das atenções na comunidade em que atua.
Durante quase duas décadas, atuei numa instituição sindical patronal, cuja minha função principal – além de defender o interesse dos assistidos – foi a formação profissional, com a celebração de cursos, workshops, palestras, seminários e treinamentos, cujo objetivo era garantir ao empresário, a formação profissional adequada, que lhe garantisse um negócio duradouro e rentável.
Tive acesso a quase todo tipo de conhecimento humano para melhorar a condição de empregabilidade de um profissional, bem como, constante atualização ante tudo o que ocorria no mundo, haja vista, que na década de 1980, assistimos ao vivo uma palestra de Bill Gates, na FIESP, quando veio nos apresentar o “fenômeno” da internet.
Daniel Godri, Gretz, Lair Ribeiro, Professor Marins, Mário Cortella, Ricardo Rocha, Roberto Shinyashiki, entre outros, declinaram seus conhecimentos aqui na cidade de Birigui, quando ainda eram pouco conhecidos da mídia tradicional.
Sem contar, com imersões que eram realizadas em convênio com uma grande Instituição ligada ao setor produtivo, quando os nossos homens de negócios ficavam reunidos por dois, três e até mais dias, a discutirem os principais problemas do setor, até encontrarem a saída que viesse em benefício de todos.
Todo este preâmbulo histórico para dizer que conheci a maioria das teorias e práticas que existiam no mercado, que pudessem gerar mudanças na forma de pensar das pessoas e, consequentemente, nas empresas.
Por isso, posso afirmar, sem nenhuma dúvida, que o Processo de Coaching é disparado o conjunto de fatores que levam uma pessoa a repensar sua vida, questionar-se e, o mais importante, voltar a ser a melhor versão de si mesmo, com todas as vantagens que possam advir desse reencontro de sua alma.
O mais “sagrado” no Coaching é o seu comprometimento com o ser humano – pois a partir do instante que o Coach (profissional formado em Coaching) tem acesso a uma “dor”, problema ou angústia de uma pessoa, ele se envolve emocionalmente, no sentido de trazer esse indivíduo de volta a uma vida plena de realizações.
E é isso, que a partir da próxima semana mostrarei em meus escritos, bem como, deixar possibilidades reais de mudanças a quem se propor a fazer um esforço em prol de si mesmo.
Fique esperto e não perca nenhum dos meus artigos daqui em diante.
Eu garanto resultados para as suas vidas: pessoal e profissional.
Como diria aquele antigo e famoso apresentador, Goulart de Andrade: “Vem comigo!”