O coaching te auxilia nas várias frentes de cognição – Por Nalberto Vedovotto
No artigo da semana passada, abordei sobre a importância do Coaching na transformação das pessoas: ajuda na sua ressignificação e indica caminhos seguros para que se obtenha resultados ansiados, que por motivos de procrastinação não se concretizam.
O Coaching é fundamental nas seguintes áreas de conhecimento.
Relacionamento e Comunicação:
- Melhor entendimento e aceitação das diferenças entre as pessoas;
- Resolução de conflitos, dúvidas e problemas.
Qualidade de Vida, Saúde e Diminuição de Stress:
- Aumento do equilíbrio e harmonia interior;
- Melhoria na qualidade de vida;
- Melhor uso do Tempo;
- Equilíbrio entre as áreas pessoal, profissional e relacionamentos;
- Aumento da congruência interna e externa;
- Redução do stress e preocupações desnecessárias;
- Aumento de disposição, energia e saúde.
Autoconhecimento e emoções:
- Aumento da autopercepção e autoconhecimento;
- Melhoria na autoestima e autoconfiança;
- Aumento de responsabilização pela mudança e autoliderança;
- Melhoria no controle das emoções.
Planejamento e Habilidades:
- Melhoria no foco, planejamento e administração do tempo;
- Alinhamento de missão, valores e crenças;
- Aumento da percepção, criatividade e intuição;
- Melhoria no processo de aprendizado;
- Aumento da flexibilidade e adaptabilidade às mudanças.
Ao olhar friamente para o que foi prometido acima, você poderá chegar à seguinte conclusão: “Poxa, esse negócio de Coaching é verdadeiramente eficiente e restaurador na vida de uma pessoa”, e concluir meio incrédulo: “Não é muita esmola para um santo só?”.
Segundo Daniele Cavalcante, em seu artigo – Essas partículas hipotéticas podem viajar mais rápido que a velocidade da luz: “Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água”.
Ela prossegue informando que a possibilidade de ser mais ágil do que a velocidade da luz, foi apresentada pela primeira vez em um artigo científico de 1967, intitulado `Possibilidade de partículas mais rápidas que a luz`, pelo físico Gerald Feinberg: “As partículas taquiônicas surgiriam de um campo quântico com “massa imaginária”, ou anti-massa. Por que isso é importante? Lembra que massa e energia são intrínsecos? Para superar a luz, é preciso funcionar ao contrário“.
“Até hoje, os taquions não foram detectados. Os físicos atribuem a isso algumas explicações, como o fato de ser impossível detectar algo tão rápido com nossos sensores, que operam dentro dos limites da velocidade da luz. Mas talvez haja maneiras de detectá-los, pois se eles têm “anti-massa”, significa que ainda possuem alguma energia associada à massa” (Site canaltech.com.br: https://canaltech.com.br/ciencia/essas-particulas-hipoteticas-podem-viajar-mais-rapido-que-a-velocidade-da-luz-202758/)
Você vai dizer ainda: “Caramba, esse articulista pirou de vez, o que tem a ver a velocidade maior que a velocidade da luz com o Coaching?”
Esta é uma figura retórica que tentei construir na minha ignorância quântica, para mostrar que nossa passagem pela terra é ainda mais veloz do que os possíveis “taquions”, de Feinberg, comparada com a eternidade e, por isso, devemos aproveitar as ferramentas que os homens colocam à nossa disposição, para melhorarmos como seres humanos, nesse maravilhoso corpo espiritual que fomos agraciados.
Se o Coaching promete tantas melhorias, garante a “travessia” de um estado atual (na dor que se encontra atualmente), para um estado desejado (realização de seus sonhos e objetivos), e tem as ferramentas adequadas para que isso ocorra, por que não aproveitar e tentar chegar à condição de uma vida quase espiritual, neste mundo tão conturbado e material?
Assim como as demais áreas do conhecimento humano (medicina, homeopatia, psicologia, sociologia, entre tantas), o Coaching é algo palpável e de fácil acesso, posto que o custo de uma sessão pode ser arcado por pessoas que vivem numa condição financeira não tão satisfatória.
Melhore sua vida mental, física, espiritual, social e profissional ainda hoje. Você não nasceu para ser infeliz…