O coaching vai promover mudanças na minha vida? – Por Nalberto Vedovotto
O Coaching é um processo de empoderamento, principalmente no que se refere à entrega de resultados antes inatingíveis, justamente pela falta de confiança da pessoa, em si mesmo.
Em momento algum, durante minha formação de Coach, foi afirmado que o Coaching prometeria, por exemplo, a volta à vida normal, de indivíduos que estariam à beira do suicídio, por causa de estado depressivo, mas sou prova viva de que isso ocorreu com um dos meus clientes, que hoje goza 100% de suas condições física e mental.
Recentemente, por meio de um grupo numa das redes sociais que participo, recebi o depoimento espontâneo de um jovem de aproximadamente 45 anos, que disse dever sua vida a um amigo Coach, que o atendeu e o livrou de um iminente suicídio, e olha que tal grupo é de tema totalmente alheio ao Coaching.
Uma das razões para que esse “milagre” ocorra, é que o Coaching trata-se de um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais, direcionado à superação de desafios, e conquista de resultados planejados.
Num dos primeiros encontros entre Coach e Coachee (cliente), este apresenta seu Estado Atual, ou seja, onde se encontra física, material e profissionalmente, e declina qual é o seu Estado Desejado -. De um modo mais simples, a situação na qual se encontra e a meta ou metas que deseja atingir.
Juntos, Coach e Coachee começam a trabalhar no alinhamento das ações, e por meio da definição de quais ações a atingir prioritariamente, são traçadas tarefas para que o Coachee aja efetivamente e obtenha o resultado desejado.
Com as ferramentas e técnicas do Coaching, e contando com o apoio sempre presente do Coach em todos os momentos do processo, à cada ação executada, o Coachee (cliente) fica mais perto de atingir seu objetivo e atingir com êxito seu Estado Desejado.
O Coaching só serve para pessoas?
Claro que não, é também uma excelente ferramenta utilizada em âmbito empresarial, uma vez que trabalha de forma assertiva no alinhamento da cultura organizacional, na criação de um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento das competências individuais, coletivas, e de liderança dos executivos, gestores, diretores e colaboradores.
Pense só no ganho de produtividade que uma empresa vai ter ao descobrir os valores, competências e habilidades de cada colaborador, ao agregar de forma racional, em grupos, pessoas que apresentem características positivas semelhantes?
Desta forma, o processo de Coaching atua para que o profissional determine com mais objetividades suas metas, direcione, com mais assertividade suas ações, mobilize suas forças e capacidades e, assim, “construa” melhores resultados em sua vida e, principalmente, na carreira profissional.
Coaching é um processo orientado ao futuro; com foco em metas e objetivos específicos; com uma abordagem pragmática, orientada para resultados.
No processo de Coaching o cliente forja as respostas e soluções para seus dilemas, e o que ele necessita na verdade é de um profissional capacitado, que o auxilie nesta nova descoberta do autoconhecimento, ao simular os questionamentos corretos.
O Coach, profissional que conduz o processo, não dá conselhos ao seu Coachee. No Coaching o cliente é que tem as respostas para os seus questionamentos e, por conta de perguntas poderosas, o Cliente é estimulado a encontrar as respostas que precisa, em seguida traçar um Plano de Ação eficiente, e agir, para que num determinado prazo, alcance o resultado desejado.