fbpx
Você sabe realmente o que é Coaching? – Por  Nalberto Vedovotto

Hoje vou dedicar este conteúdo às pessoas que não sabem especificamente o que é Coaching, o que ele representa, e como transforma a vida das pessoas.

O Coaching é fruto de um conjunto de elementos originários, principalmente da Psicologia, Administração, Educação e Desenvolvimento de adultos, além da Filosofia, tanto ocidental quanto oriental, teoria de sistemas e Sociologia.

Surgiu para atender a uma demanda de um mundo instável, complexo e em rápida transformação. Seu objetivo é contribuir para o bem-estar e o sucesso das pessoas.

Atua em muitas frentes, entre as quais: na área organizacional, formação e manutenção de times organizacionais, para melhorar a performance de uma pessoa, auxiliar executivos em sua carreira, entre outras.

Todos os conhecimentos têm uma base de solidificação e com o Coaching não podia ser diferente. Contribuíram para que se transformasse numa revolucionária ferramenta de transformação, as seguintes ciências:

Ciências Sociais (Filosofia e Sociologia); Educação; Movimento de Autoajuda; Psicoterapia; Estudo das Comunicações; Teoria dos Sistemas Sociais; Motivação Esportiva; Movimento Holístico; Teoria Sistêmica; Gestão e Liderança e Teoria do Desenvolvimento Adulto.

Segundo José Roberto Marques, Master Coach Sênior Treineer e Presidente do IBC – “Coaching: é um processo onde se estabelece um relacionamento de apoio e interação colaborativa de aprendizagem, entre Coach (Profissional) e Coachee (Pessoa que passa pelo processo – cliente), e em que o Coach ajuda o Coachee a se desenvolver rapidamente, rumo a um foco específico”.

Coaching é ainda:

  • Investigação, reflexão e conscientização;
  • Descoberta pessoal dos pontos de melhorias e reconhecimento de qualidades;
  • Aumento da consciência de si mesmo;
  • Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida;
  • Estrutura e foco;
  • Definir planos de ação;
  • Feedback;
  • Apoio para ação.

O Coaching é orientado para o presente e futuro, ou seja, para o cliente que busca apoio com o objetivo de atingir suas metas e aumentar sua motivação, autoconfiança, desempenho, desenvolver novas competências, por exemplo, e dessa forma, alcançar a realização de seus objetivos.

No Coaching o Cliente é o especialista, é ele que tem as respostas, e não o Coach.

O Coaching age de forma direta no desenvolvimento de competências e habilidades dos indivíduos, grupo de pessoas, lideranças, para que estas alcancem determinado resultado, num curto espaço de tempo.

O Cliente precisa estar em plenas condições físicas e mentais para responder às incursões do Coaching. Em caso de necessidade de encaminhamento a outros profissionais especialistas, o processo pode ajudá-lo apenas a decidir que rumo tomar nesse encaminhamento.

Com o Coaching, a pessoa se torna mais: independente; proativa; motivada e preparada para acessar seu potencial e assumir o controle de sua vida.

Inúmeros são os benefícios propiciados pelo Coaching, e posso assegurar que é uma ferramenta tão eficaz que só deixa de operar transformações se o Coachee (cliente que se submete ao processo) não quiser.

Entre esses benefícios posso destacar:

  • Aumento do nível de conquistas, performance, felicidade e plenitude.
  • Aumento de realização e satisfação pessoal e profissional.
  • Melhoria nos resultados financeiros e de prosperidade.

Na próxima semana abordarei os benefícios que o Coaching assegura em diferentes áreas do conhecimento humano. (Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching – IBC).

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!