Hoje vou dedicar este conteúdo às pessoas que não sabem especificamente o que é Coaching, o que ele representa, e como transforma a vida das pessoas.
O Coaching é fruto de um conjunto de elementos originários, principalmente da Psicologia, Administração, Educação e Desenvolvimento de adultos, além da Filosofia, tanto ocidental quanto oriental, teoria de sistemas e Sociologia.
Surgiu para atender a uma demanda de um mundo instável, complexo e em rápida transformação. Seu objetivo é contribuir para o bem-estar e o sucesso das pessoas.
Atua em muitas frentes, entre as quais: na área organizacional, formação e manutenção de times organizacionais, para melhorar a performance de uma pessoa, auxiliar executivos em sua carreira, entre outras.
Todos os conhecimentos têm uma base de solidificação e com o Coaching não podia ser diferente. Contribuíram para que se transformasse numa revolucionária ferramenta de transformação, as seguintes ciências:
Ciências Sociais (Filosofia e Sociologia); Educação; Movimento de Autoajuda; Psicoterapia; Estudo das Comunicações; Teoria dos Sistemas Sociais; Motivação Esportiva; Movimento Holístico; Teoria Sistêmica; Gestão e Liderança e Teoria do Desenvolvimento Adulto.
Segundo José Roberto Marques, Master Coach Sênior Treineer e Presidente do IBC – “Coaching: é um processo onde se estabelece um relacionamento de apoio e interação colaborativa de aprendizagem, entre Coach (Profissional) e Coachee (Pessoa que passa pelo processo – cliente), e em que o Coach ajuda o Coachee a se desenvolver rapidamente, rumo a um foco específico”.
Coaching é ainda:
O Coaching é orientado para o presente e futuro, ou seja, para o cliente que busca apoio com o objetivo de atingir suas metas e aumentar sua motivação, autoconfiança, desempenho, desenvolver novas competências, por exemplo, e dessa forma, alcançar a realização de seus objetivos.
No Coaching o Cliente é o especialista, é ele que tem as respostas, e não o Coach.
O Coaching age de forma direta no desenvolvimento de competências e habilidades dos indivíduos, grupo de pessoas, lideranças, para que estas alcancem determinado resultado, num curto espaço de tempo.
O Cliente precisa estar em plenas condições físicas e mentais para responder às incursões do Coaching. Em caso de necessidade de encaminhamento a outros profissionais especialistas, o processo pode ajudá-lo apenas a decidir que rumo tomar nesse encaminhamento.
Com o Coaching, a pessoa se torna mais: independente; proativa; motivada e preparada para acessar seu potencial e assumir o controle de sua vida.
Inúmeros são os benefícios propiciados pelo Coaching, e posso assegurar que é uma ferramenta tão eficaz que só deixa de operar transformações se o Coachee (cliente que se submete ao processo) não quiser.
Entre esses benefícios posso destacar:
Na próxima semana abordarei os benefícios que o Coaching assegura em diferentes áreas do conhecimento humano. (Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching – IBC).
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…