7 dicas para criar um currículo impossível de ser ignorado
A maioria dos recrutadores de empresas recebe vários currículos por dia. Portanto, ter um currículo bem feito é fundamental para se destacar entre uma grande quantidade de candidatos. E, sim, muitos desses currículos podem ser descartados rapidamente se estiverem mal redigidos.
Perder um bom emprego apenas por ter elaborado um currículo da maneira errada é muito frustrante, ainda mais nesta época de grande procura por trabalho e poucas vagas no mercado.
Por isso, para te ajudar, separamos nesta matéria 7 dicas infalíveis para criar um currículo impossível de ser ignorado pelas empresas.
Vamos lá?
1 – Evite o excesso de informações
Dados como RG e CPF não são necessários em um currículo. Eles serão solicitados quando você for contratado pela empresa. No cabeçalho, coloque apenas nome, endereço, telefone, e-mail, idade e estado civil. A não ser que você esteja se candidatando a uma vaga de modelo, usar fotos também não é necessário.
2 – Tenha um endereço de e-mail profissional
Evite colocar em seu currículo e-mail com apelidos, vários símbolos, referências a personagens de filmes e desenhos ou nomes de bandas. Isso pode causar uma má impressão no empregador. Seja profissional. Crie um endereço de e-mail apenas com o seu nome.
3 – Seja sincero
Nunca minta em seu currículo. Uma mentira pode ser contestada logo na entrevista de emprego. Além disso, atitudes antiéticas acabam sendo descobertas por todos os departamentos de uma empresa, o que pode destruir sua carreira profissional. Ou seja: não coloque experiência e qualificação que você não tenha. Da mesma maneira, evite omitir informações.
4 – Cuidado com as redes sociais
Essa dica não tem muito a ver com o currículo propriamente dito, mas é muito importante prestar atenção nela: cuidado com o que você posta em suas redes sociais. Muitas empresas avaliam os perfis de seus candidatos antes de contratá-los.
5 – Experiências
Dê mais ênfase às suas conquistas do que às suas responsabilidades nos cargos que ocupou. Se tiver dados, apresente-os. Deixe de lado as funções que você exerceu que não tenham relação com a vaga desejada. Escolha os quatro ou cinco cargos mais relevantes da sua carreira, mesmo que sejam antigos. E seja breve na descrição.
6 – Qualificação
Também escolha para o seu currículo as qualificações que tenham relação com a empresa em que você quer trabalhar. E mais uma vez: seja breve.
7 – Não mande seu currículo antes de revisar
Os erros gramaticais são encontrados com frequência por empregadores. Revise pelo menos três vezes seu currículo antes de deixá-lo na empresa. Se tiver dúvidas quanto à ortografia, consulte um dicionário online. Você também pode pedir para outra pessoa ler e apontar os possíveis erros.