fbpx
Especial coronavírus de Birigui e região desta quinta-feira (28)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem agora 54 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 42 pessoas estão curadas. O município teve até o momento uma morte por covid-19. Aguardam resultados de exames seis casos suspeitos da doença. Noventa e um casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • Os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Saúde revogaram, nesta quinta-feira (28), a Portaria Interministerial nº 5, de março, assinada pelos ex-ministros Sergio Moro e Henrique Mandeta, com orientações sobre a obrigatoriedade das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) e dava competência à União para editar regras gerais sobre saúde pública.
  • O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
  • UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
  • O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena em todo o Estado até o próximo dia 31 de maio, para conter o avanço do coronavírus.
  • Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 418.608 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 25.935 mortes. O Estado de São Paulo tem 95.865 casos confirmados de covid-19 e 6.980 mortes.  
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • O novo coronavírus é o mesmo que os vírus Sars ou Mers? Não. Os coronavírus pertencem a uma grande família de vírus, que podem circular tanto entre pessoas, como entre animais, incluindo camelos, gatos e morcegos. O recém-identificado coronavírus não é o mesmo que o coronavírus que provoca a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) ou a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Existem investigações em andamento para saber mais. Esta é uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida que estiverem disponíveis.
  • Há necessidade de desinfectar alimentos entregues em casa? E como fazer no caso de frutas e legumes? A transmissão do coronavírus ocorre por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas. Para evitar doenças, de modo geral, é fundamental a higienização. Se o alimento for embalado, uma solução desinfetante é suficiente. Em relação a verduras, legumes e frutas, o uso de água sanitária é recomendado, na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. Mergulhe-os nesta mistura por 15 minutos. Em seguida, passe os alimentos por água corrente e limpa. Mas lembre-se que a água sanitária não pode ter perfume ou desinfetante na fórmula. Já no caso de comidas prontas, deve-se escolher um local para tirá-las da embalagem, que precisa ser logo descartada e o lugar, limpo. Esses cuidados são importantes porque as embalagens e os produtos em geral foram manuseados por outras pessoas antes de serem adquiridos.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!