fbpx
Especial coronavírus de Birigui e região desta sexta-feira (15)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem agora 47 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 40 pessoas estão curadas. Aguardam resultados de exames cinco casos suspeitos da doença. Seis óbitos foram descartados após exames negativos. Setenta e cinco casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • Nelson Teich pediu demissão do Ministério da Saúde na manhã de hoje, antes de completar um mês no cargo.
  • A Prefeitura de Birigui dará continuidade na inscrição para posterior entrega do kit merenda aos alunos matriculados na rede municipal de ensino de Birigui. As aulas da rede municipal de Birigui continuam suspensas por tempo indeterminado.
  • O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
  • UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
  • O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena em todo o Estado até o próximo dia 31 de maio, para conter o avanço do coronavírus.
  • Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 212.198 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 14.455 mortes. O Estado de São Paulo registra 54.268 casos e 4.315 mortes.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • Já existe uma vacina contra coronavírus aplicada em cachorros. Essa vacina – ou uma variante dela adaptada para humanos – poderia nos proteger contra a covid-19? O novo coronavírus que está causando a atual pandemia faz parte de uma grande família de vírus, mas é bastante diferente geneticamente de outros coronavírus que já atingiam animais e seres humanos anteriormente. Portanto, uma adaptação da vacina contra o coronavírus canino não protegeria seres humanos contra esse vírus atual.
  • Em quanto tempo uma pessoa infectada de forma leve está curada da doença? Em média, as pessoas começam a melhorar a partir do sétimo dia e ficam boas em cerca de 10 dias, devendo ficar isoladas no mínimo por até 14 dias após o início dos sintomas.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!