Especial coronavírus de Birigui e região desta terça-feira (24)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Em Birigui, existem nove casos suspeitos de coronavírus, que aguardam resultado de exames. Não existe nenhum caso positivo da doença na cidade até o momento.
- A Prefeitura de Birigui instituiu na segunda-feira (23) o Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19 [CCEC].
- A sessão da Câmara de Birigui desta terça-feira (24) trará mudanças por causa da prevenção contra o coronavírus. O acesso às cadeiras para assistir à votação dos projetos será restrito, de forma que seja ocupada cerca de 30% da capacidade de público. Os assentos serão marcados, respeitando a distância de um metro entre uma pessoa e outra.
- Comércio de Birigui fechou suas portas nesta terça-feira (24). A previsão de retorno é dia 5 de abril.
- Também estão suspensos os cultos, missas e encontros religiosos dos evangélicos e católicos de Birigui.
- As fábricas de calçados de Birigui suspenderão suas atividades a partir de 31 de março até 13 de abril.
- Secretarias estaduais de Saúde contabilizam 2.041 infectados em todos os estados do Brasil. Foram registrados 34 mortos no país, 30 deles no estado de SP.
- Quarentena em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo começou nesta terça-feira (24).
- Presos de SP vão confeccionar 320 mil máscaras para proteção contra coronavírus.
- Governador João Doria (PSDB) solicitou a Aneel isenção de conta de luz para população de baixa renda.
- Agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal vão atender em horário reduzido: das 10h às 14h.
- Japão anuncia o adiamento das Olimpíadas de Tóquio por um ano.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.
- Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.