Vírus Influenza H3N2: Secretaria de Saúde de Birigui alerta população sobre sintomas e medidas de prevenção
Com o aumento de casos de influenza H3N2 em vários estados brasileiros, a Secretaria de Saúde de Birigui alerta a população que os cuidados com as doenças respiratórias devem ser redobrados. Como a covid-19, a doença tem sintomas parecidos aos de uma gripe comum.
A procura de pacientes com síndromes gripais aumentou nos últimos dias no Pronto Socorro Municipal. Há casos confirmados de influenza A, mas nenhum caso grave. O município não possui doses da vacina contra a gripe e, no momento, não há previsão de recebimento de nova remessa.
Por isso, a prevenção continua sendo fundamental e os cuidados devem ser os mesmos adotados durante toda a pandemia da covid-19. Usar máscara facial, higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar aglomerações ajudam a reduzir as chances de contágio por gripe.
O QUE É H3N2?
O H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.
Os sintomas da influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, dor de cabeça e no corpo, constipação nasal e inflamação de garganta, tosse e, em alguns casos, falta de ar. Estão mais suscetíveis a complicações crianças e idosos.
Para o tratamento, é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também deve ser consultado para o diagnóstico e prescrição adequada de medicamentos contra a doença.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui