Instituições assistenciais de Araçatuba recebem Bicibiblioteca
Uma boa notícia para os interessados pelo universo dos livros: a passagem do projeto Bicibiblioteca por Araçatuba se estenderá por mais um mês. A bicicleta adaptada para incentivar a leitura por meio da troca de livros ficaria na cidade até o fim de abril, mas agora o público local pode conferir o projeto até o fim de maio.
A bicicleta se mantém aos sábados das 9h às 14h no estacionamento do Atacadão, porém, o foco está também nas ações do projeto em instituições assistenciais do município. A Creche Santa Clara de Assis (bairro Vila Bandeirantes), o Quilombo Centro Cultural (Águas Claras), o Lar Espírita Caminhos de Nazaré (Verde Parque) e a ARCA – Associação Reinserção Social de Criança (Parque Industrial) recebem a Bicibiblioteca e a equipe de mediadores do projeto.
A bicicleta ficará “estacionada” em dias específicos nestas entidades, para atender exclusivamente ao público que as frequenta. Além da doação e troca de livros, estas ONGs contarão com atividades de leitura mediada.
O objetivo da extensão do período de permanência em Araçatuba, segundo Chimeni Maia, coordenadora de comunicação da Bicibiblioteca, é atender um número maior de pessoas nos locais públicos e nas organizações sociais, assim como alcançar um impacto social ainda maior, fazendo com que o projeto chegue diretamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Projeto
A BiciBiblioteca é uma realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal, viabilizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), por meio da Lei Rouanet, e com patrocínio da empresa Atacadão; em Araçatuba, conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal.
Além de Araçatuba, a bicicleta dos livros já passou pelas cidades de Canoinhas (SC), Três Barras (SC), Pacajus (CE) e Cambé (PR), e em breve estará nas capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE).
A seleção do acervo foi feita inicialmente pela coordenadora pedagógica Marta Pinto Ferraz e por Fabiana Maugé, idealizadora da BiciBiblioteca e diretora da FGM Produções Culturais. As editoras Saber e Ler e Nano Books forneceram gratuitamente mais de 1000 livros para o projeto. Além dos títulos oferecidos diretamente pelo projeto, os livros fornecidos pela população também são disponibilizados para trocas – desde que estejam em bom estado.
Sobre a FGM Produções
A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura.
Sobre o Atacadão
Com 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em quase mais de 200 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com cerca de 70 mil colaboradores, possui mais de 300 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, canal de vendas online do próprio Atacadão que possui uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado (https://www.atacadao.com.br ) .
Serviço
Bicibiblioteca em Araçatuba – Agenda de Maio
Estacionamento do Atacadão (aberto ao público)
Rua Clibas de Almeida Prado, 200
Sábados, dias 6, 20 e 27
Horário: 9h às 14h
Creche Santa Clara de Assis (para público da entidade)
Dias 4, 8, 17 e 22 de maio
Quilombo Centro Cultural (para público da entidade)
Dias 2, 10, 15 e 24 de maio
Lar Espírita Caminhos de Nazaré (para público da entidade)
Dias 5, 11, e 25 de maio
ARCA – Associação Reinserção Social de Criança (para público da entidade)
Dias 3, 9, 16 e 23 de maio
Mais informações:
www.facebook.com/bicibiblioteca
Instagram: @bicibiblioteca
Fotos: Yago Monteiro