Melhora do cenário da leitura no Brasil está ao encontro dos objetivos de projeto ‘BiciBiblioteca’
De acordo com a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (realizada pelo Instituto Pró-Livro, Itaú Cultural e IBOPE Inteligência), que avalia o comportamento leitor do brasileiro, alguns dos resultados não foram muito animadores neste quesito. De 2015 a 2019, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores, boa parte deles nas faixas etárias de 14 a 17 e 18 a 24 anos, chegando a oito pontos percentuais de diferença.
Entre os motivos que impactaram nestes resultados, está o fato de a internet, as redes sociais e aplicativos de mensagens terem ganhado muito espaço entre as atividades preferidas no tempo livre entre os entrevistados. Desta forma, os objetivos da BiciBiblioteca estão relacionados à mudança deste cenário: como um recurso divertido que leva o livro até a população e oferece gratuitamente acesso a títulos de diversos gêneros e autores para idades diversas, o projeto propõe a troca de livros por um meio um tanto inusitado, como uma forma de incentivar as pessoas a lerem mais.
A BiciBiblioteca chegou a Araçatuba em janeiro e permanece na cidade até abril (em datas divulgadas a cada mês), a fim de incentivar a leitura principalmente por meio da troca de livros e também de mediação. A bicicleta fica posicionada no estacionamento do supermercado Atacadão, patrocinador local do projeto, aos sábados, e na Praça Getúlio
Vargas, aos domingos, sempre das 9h às 14h. Em fevereiro, as datas são: 4, 5, 11, 12, 25 e 26. Além da troca de livros realizada nos dois espaços citados, a “Bici” prevê ações em entidades assistenciais do município – incluindo doações de títulos.
Como destaca a coordenadora de comunicação do projeto, Chimeni Maia, para que a leitura se torne algo prazeroso, é preciso oferecer acesso aos livros de forma contínua e lúdica. A Bicibiblioteca, então, além de incentivar os leitores já assíduos, pode viabilizar os primeiros passos para que crianças, jovens e adultos criem o hábito da leitura e aproveitem seus benefícios.
O acervo da Bicibiblioteca oferecido para as trocas conta com títulos e gêneros variados, com foco em temáticas de preservação ambiental e diversidade, e vão desde obras de literatura para todas as idades, até livros de culinária, profissionalizantes, biografias, poesia, contos e crônicas, entre outros.
Além de Araçatuba, a “bike dos livros” já passou pelas cidades de Canoinhas (SC), Três Barras (SC), Pacajus (CE) e Cambé (PR), e em breve estará nas capitais (São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE).Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita.
A seleção do acervo foi feita inicialmente por meio da coordenadora pedagógica Marta Pinto Ferraz e por Fabiana Maugé, idealizadora da BiciBiblioteca e diretora da FGM Produções Culturais. As editoras Saber e Ler e Nano Books são parceiras e forneceram gratuitamente mais de 1000 livros para o projeto. Além dos títulos oferecidos diretamente pelo projeto, os livros fornecidos pela população também são disponibilizados para trocas. A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa Atacadão, apoio da Prefeitura de Araçatuba, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O projeto pode ser acompanhado nas redes sociais nos seguintes endereços: www.instagram.com/bicibiblioteca e www.facebook.com/bicibiblioteca.
Sobre a FGM Produções
A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura.
Sobre o Atacadão
Com 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em quase mais de 200 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com cerca de 70 mil colaboradores, possui mais de 300 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, canal de vendas online do próprio Atacadão que possui uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado (https://www.atacadao.com.br ) .
Serviço
BICIBIBLIOTECA
Estacionamento do Atacadão
Rua Clibas de Almeida Prado, 200 – Araçatuba
9h às 14h – Sábados (fevereiro: dias 4, 11 e 25)
Praça Getúlio Vargas
Bairro das Bandeiras – Araçatuba
9h às 14h – Domingos (fevereiro: dias 5, 12 e 26)
Programação completa e mais informações: