A alegria do Carnaval já chegou ao Sesc Birigui no começo de fevereiro. A festa foi antecipada com aula aberta de passistas do samba, oficina de tiaras e colares para crianças, oficina de pandeiro, show em homenagem à Carmen Miranda e espetáculo de dança.
Dando continuidade à programação temática gratuita, hoje, dia 18, haverá a exibição do filme “Fevereiros”, que mostra a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, cujo enredo homenageou a cantora baiana Maria Bethânia.
E a programação musical chega agora como a “ala principal” deste final de semana e feriado prolongado. O primeiro show quem comanda é o cantor e violonista Rodrigo Nogueira, na noite desta sexta-feira (21), representando a nova geração de sambistas paulistas. O músico usa sua experiência nas quadras das escolas de samba de São Paulo para apresentar as canções que marcaram as gerações.
No sábado (22) à tarde, a Cia. Tempo de Brincar toma conta da Área de Convivência com o Bloco Removendo Pedras e Plantando Flores, que homenageará a poeta Cora Coralina. A trupe sobe ao palco com brincadeiras, canções originais e marchinhas inspiradas na cultura popular, com ritmos brasileiros como frevo, ciranda e caboclinho.
Roberto Seresteiro, acompanhado por sua banda (incluindo naipe de metais) comanda o show-baile “E as Marchinhas Voltaram” no domingo (23) à tarde, com um repertório especial de marchinhas carnavalescas de várias épocas.
Na tarde de segunda-feira (24), acontece o show “Brincando com o Carnaval”, com a Cia. Burucutu, que também foca nas marchinhas, mas incorpora alguns personagens peculiares para dançar e brincar com o público.
Ainda na segunda e também na terça-feira à tarde, o público poderá se divertir criando seus próprios adereços carnavalescos. Conduzidas pela artesã Cléu Sampaio, as oficinas de adereços e acessórios apresentarão aos participantes algumas técnicas artesanais para a criação de peças diversas.
E, finalizando a programação do Carnaval 2020 no Sesc Birigui, a banda Carnaval Turbilhão, que esteve na unidade no ano passado, retorna com toda a sua energia na tarde da terça-feira (25). Liderado pelo cantor e compositor Mauricio Pereira (que também é integrante da dupla Os Mulheres Negras, com André Abujamra), o grupo interpreta algumas das marchinhas mais famosas do carnaval, como o “Abre Alas”, “Linda Morena”, “Pierrô Apaixonado” (Noel Rosa), “Aurora” (Mario Lago) “Máscara Negra”, “Marcha da Cueca” e “Transplante de Corintiano”.
Horário especial
O Sesc Birigui abrirá especialmente na segunda-feira, véspera de feriado, das 9h30 às 18h30. Na terça-feira de Carnaval, a unidade funciona também das 9h30 às 18h30. Já na Quarta-feira de Cinzas, os foliões e os colaboradores terão seu merecido descanso: o espaço estará fechado, e retoma suas atividades na quinta-feira (27), em horário normal – das 13h às 22h.
Serviço
Carnaval no Sesc Birigui
21 a 25 de fevereiro
Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vl. Xavier
Informações: www.sescsp.org.br/birigui
Grátis
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…